Meu amigo André Vieira da Três D1 (www.tresd1.com.br) publicou esse final de semana a notícia de 3 novas ferramentas que me surpreenderam pela qualidade final do resultado, e não posso deixar de arquivar essas notícias aqui no blog!
Alias, valeu ai André, a 3d1 é uma grande fonte de pesquisas pra gente ;)
Mas vamos ao assunto, as duas primeiras ferramentas foram criadas pelo Alessandro Ardolino, são o Stone Placement Tools e o Rock Generator.
Stone Placement Tools (Baixar aqui):
Essa ferramenta é ótima para criar muros, paredes ou pisos de pedra, tanto lisa quanto bruta, ela é totalmente procudural, ou seja sem padrão de repetição, a ferramenta é muito simples de usar, e tem um fantástico recurso de otimização de geometria. Mas o que isso quer dizer?
Para gerar um efeito como o da imagem acima, a ferramenta cria uma malha super subdividida e aplica sucessivos displacements ao objeto, isso vai deixar a geometria bem pesada, e como todos sabem que o max tem uma capacidade limitada de render de poligonos... isso seria um problema, então ele o Alessandro usou uma alternativa muito boa que é o projection do 3d max, ou seja ele transforma uma superfície complexa em uma superfície simples fazendo um bake de normal map e AO e isso fica sem nenhuma perda aparente de qualidade. Mas para aqueles que não se sentirem seguros com isso, sempre da para converter em proxy.
Rock Generator (Baixar aqui):
Essa é a segunda ferramenta, ela tem os recursos muito parecidos com a primeira, porém ela cria rochas procedurais.
A terceira ferramenta é para o pessoal que usa Zbrush, é um novo plugin para retopologia se chama Wrapit é desenvolvido pela The Pixel Hive, quando li a noticia eu disse para mim mesmo, "ok, mais uma ferramenta de retopologia!"
Mas depois de ver o vídeo de apresentação fiquei de queixo caído, a ferramenta é fantástica e funciona de maneira muito inteligente, ótimizando em muito o tempo de trabalho, vale a pena fazer o download para testar http://www.thepixelhive.com/wrapit
Vale o destaque também para uma quarta ferramenta, o Simple Traffic. Essa é uma ótima ferramenta para animar veiculos em transito, ótimo para quem trabalha com animação de maquete eletrônica e precisa de recursos simples e rápidos.
Essa ferramenta é extremamente simples de se usar e o resultado é ótimo, ela foi desenvolvida pelo Vugar Naib e pode ser baixada pelo scriptspot nesse link: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/simple-traffic
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