quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Software fantástico para criar Roupas complexas em 3D

Criar roupas em 3d é sempre um trabalho a parte, e digas-se de passagem que trabalho!
A Marvelous Design criou um software tão fantástico e tão simples de usar que só falta fazer as roupas 3D sozinho!

Mas chega de propaganda o negócio é ver pra crer!

Esse vídeo mostra do início ao fim como foi feito o vestido que pode ser visto abaixo, detalhe o vídeo tem duração de 7 min e não esta acelerado!


Precisa fazer um cobertor ou um lençol jogado e amarrotado sobre uma cama? Sem problemas jogue ele a vontade e da maneira que quiser, e em menos de 2 min!


27 comentários:

Anônimo disse...

Ameeeei, exatamente o que eu precisava! Beijos

Lucas disse...

Software muito bacana Tiago, obrigado por nos postar!.

___ disse...

Muito bom! Será que tem em português ou só inglês?
Obrigada

Thonny Hawany disse...

Olá gente, não sou da área de modo, mas tenho loucura para criar, desenhar roupas, tenho construído alguma coisa, mas muito na base da descrição, sou bom com as palavras. O que vcs recomendam para alguém que gostaria de lidar com moda, por amor.

Unknown disse...

Olá Thonny, aqui tb ninguém é da área de moda. Esse blog é sobre computação gráfica, trabalhamos com 3d para animação, efeitos especiais...
Esse software é usado "por nós" para criar roupas para personagens feitos em softwares de 3d e usá-los em animações.
Mas nada te impede de usar para criar roupas ilustrativas visto que o software trabalha de uma maneira muito real, ou seja, a maneira como vc desenha as peças no software de 3d é igual ao que vc faria se fosse usar tecido e uma tesoura.
Agora se vc procura ajuda para entrar no mundo da moda, então vc veio ao lugar errado hehehe. Creio que o senac (ou outro "sen" da vida) tenha cursos nessa área, ou então uma faculdade de Design de moda ;) espero ter te ajudado.

Anônimo disse...

eu to pocurando um progarma para montar minha propria roupa

Anônimo disse...

como faço pra baixar este programa

Unknown disse...

Olá amigo, vc pode baixar a versão trial para 30 dias direto no site do desenvolvedor, tem o link na postagem. A licença mais barata dele custa apenas 200 dólares.

Anônimo disse...

O que é mais chato é versão trial.uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!não ta com nada....

Unknown disse...

A licença desse software é barata demais perto do q ele faz. Existem modos diferentes de licenciamento com valores diferentes.

duende disse...

Exelente ferramenta
a pergunta é se ele recebe qualquer modelo
exportado de outro programa 3d- como por ex: z-brush- 3d max etc..?
muito boa postagem
boa sorte!

Unknown disse...

Sim, é só exportar no formato correto, a maioria dos softwares usa OBJ como formato de transição ou então FBX ;)
Ele tb aceita modelos animados, tem que ver no manual dele como fazer direitinho, provavelmente ele faz um cache da sua animação.

Pulsos disse...

Awesome cara, bem o que eu queria pro meu pro meu projeto, to usando o human maker tambem (não sei se tem aqui) da pra fazer coisas bizarras nele lol, e agora com este software de criar roupa fechou rodas, obrigado.

Anônimo disse...

Será que tem como fazer roupas nele e colocar no The Sims 2?

Unknown disse...

O the sims é um jogo, logo tem necessidades diferentes, uma delas é que as geometrias 3d sejam mais otimizadas (o termo técnico é Low poly). Já em softwares 3d tradicionais (não engine de games) trabalham com grandes quantidades de poligono, para ter mais precisão nos movimentos, no caso da simulação de um tecido, vc precisa de muitos polígonos para ter um bom resultado.
Então pra responder a sua pergunta agora, sim, vc pode fazer roupas no Marvelous, mas não vai mandar direto dele pro game, vc vai precisar fazer o que chamamos de retopologia. Ou seja, vc vai usar a geometria de base em alta feita no marvelous, como suporte para remodelar a roupa usando poucos polígonos (low poly), assim dessa forma vc conseguira mandar uma roupa feita no marvelous, para uma engine de game.

Anônimo disse...

Obrigada pela resposta. ^^ Vou pesquisar mais sobre isso. (:

Unknown disse...

Pra baixar, tem que pagar? Tem um modo grátis?

Unknown disse...

Olá Viktoria, vc pode baixar a versão de teste nesse link: http://www.marvelousdesigner.com/Marvelous/Downloads.aspx

Anônimo disse...

nao comsegui sacar como posso faser

Unknown disse...

Eu baixei o programa achando que ele me daria todas as ferramentas para eu começar a criar as minhas peças de roupa. Fiquei tão animada que baixei tudo logo sem passar pelo trial, mas aí, não conseguia começar. Parecia que faltavam ferramentas, que o programa não era completo. Comecei a ler sobre o mesmo e vi que as pessoas falavam de avatar e me dei conta que, de fato, parecia que eu ainda precisava me preocupar com alguns elementos para poder usar o software. Achei bem complicado para um programa que se diz direcionado aos iniciantes. Me frustrei nas tentativas de começar e cancelei. Ainda estou com o gostinho amargo na boca de não ter usado este programa. Alguém pode me ajudar? Depois que eu baixo o programa, como eu faço para começar a usufruir dele ? Obrigada.

Unknown disse...

Rafaela, o software é muito simples de usar, mas ele é um software, não é como pegar uma tesoura, agulhas e linha, ele não funciona na mesma lógica. Ele utiliza conceitos que são padrão em softwares de computação gráfica, portanto se vc quer usufruir do software e conseguir produzir nele peças fantásticas como a grande maioria dos usuários consegue, vc precisa estudá-lo, pegar as vídeo aulas e começar do básico, quando falo básico é entender a interface do programa, pra que serve cada recurso, pois só assim vc vai saber como gerar cada efeito necessário para criar determinadas peças de roupa.
Nós utilizamos ele algumas vz aqui no estúdio, seguimos as vídeo aulas e nunca tivemos problemas. No site do software vc vai encontrar todas as vídeo aulas que precisar para aprender a usar.

http://www.marvelousdesigner.com/learn/

Se vc tiver alguma dúvida que não conseguiu tirar com os vídeos, te indico nosso grupo de estudos de CG no faceboook, será bem vinda lá https://www.facebook.com/groups/3dvicio/

Anônimo disse...

qual o tamanho do programa ele roda em um notebook de 2g

Unknown disse...

Você encontra todas as especificações técnicas no site: http://www.marvelousdesigner.com/marvelousdesigner/system
Como poderá ver não é só com a memória RAM que vc deve se preocupar.

Uma dica que dou é não confie nas configurações mínimas de qualquer software, quando eles dizem mínimas é realmente o mínimo necessário para que o software funcione porém ele pode ficar bem instável, pesado e tb travar dependendo da complexidade do que estiver fazendo.

Anônimo disse...

No Audaces Idea 4D você desenha um vestido, faz sua ficha técnica, identifica custo final da peça e caimento, tudo em apenas minutos 3 minutos. Saiba mais em...

Vídeo demonstrativo:
https://www.youtube.com/watch?v=LxYRi2aDnsU

Unknown disse...

A questão é que nosso foco é criar roupas digitais para serem usadas em personagens 3d em animações e não criar roupas para fabricação. O foco do seu software parece ser muito diferente do que necessitamos, pois depois da roupa criada precisamos mandar de volta para o software de animação 3d, nesse ponto o marvelous oferece compatibilidade para exportar as animações de simulação dinâmica, por isso ele ganhou tanto mercado fora da indústria da moda, se eles nasceram com o intuito de atender a estilistas com certeza hoje eles mudaram completamente o foco, pq é o software mais usado para criação de roupas e simulação de tecidos na área de efeitos visuais de computação gráfica.

designjordana disse...

Bom dia sou da área de moda, e gostaria de saber se o marvelous reconhece um arquivo audaces?

Unknown disse...

Pelo que acabei de ver o audaces tem um tal de audaces 3d, o que eu não entendi é que é uma cópia deslavada do marvelous. É tão igual que até não sei se não é o próprio marvelous, e eles apenas tem a licença de usar o programa com a marca deles.
http://www.audaces.com/produtos/audaces-3d/#!

Postar um comentário