terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entendendo as Placas de Vídeo

Perguntas sobre softwares, montagem de máquinas ou qualquer tema que não seja pertinente ao assunto da postagem não serão mais respondidas aqui. Qualquer dúvida relacionada a software pode ser encontrada no site do desenvolvedor em especificações técnicas ou em fóruns e grupos de estudo dedicados ao assunto (https://www.facebook.com/groups/3dvicio/).
Obrigado pela compreensão!

Para falarmos de placa de vídeo, primeiro é bom fazermos um nivelamento sobre o assunto explicando o que é uma placa de vídeo (conteúdo Wikipédia).

Placa de vídeo, ou aceleradora gráfica, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em octetos.
Nos computadores de baixo custo, as placas de vídeo estão incorporadas na placa-mãe, não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória viva do sistema, normalmente denomina-se memória (com)partilhada. Como a memória viva de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e ainda dividem o barramento com o processador e outros periféricos para acessá-la, este método torna o sistema mais lento. Isso é notado especialmente quando se usam recursos tridimensionais.
Já em computadores bons e mais sofisticados, o adaptador de vídeo pode ter um processador próprio, o GPU ou acelerador gráfico. Trata-se de um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais, e acelerar os bidimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rápido. Esse processador utiliza uma linguagem própria para descrição das imagens tridimensionais, algo como "crie uma linha do ponto x1, y1, z1 ao ponto x2, y2, z2 e coloque o observador em x3, y3, z3" é interpretado e executado, gerando o resultado final, que é a imagem da linha vista pelo observador virtual. O resultado final normalmente é medido considerando-se o número de vezes por segundo que o computador consegue redesenhar uma cena, cuja unidade é o FPS (quadros por segundo, frames per second). Comparando-se o mesmo computador com e sem processador de vídeo dedicado, os resultados (em FPS) chegam a ser dezenas de vezes maiores quando se tem o dispositivo.
Tais processadores, em geral, estão disponíveis em equipamento a ser adicionado ao computador (adaptadores de vídeo), embora existam placas‐mãe e mesmo computadores portáteis que possuam esse recurso.



Também existem duas tecnologias voltadas aos usuários de softwares 3D e jogadores: SLI e CrossFire. Essa tecnologia permite juntar duas placas de vídeo para trabalharem em paralelo, duplicando o poder de processamento gráfico e melhorando seu desempenho. SLI é o nome adotado pela nVidia, enquanto CrossFire é utilizado pela ATI. Apesar da melhoria em desempenho, ainda é uma tecnologia cara, que exige, além dos dois adaptadores, uma placa-mãe que aceite esse tipo de arranjo. E a energia consumida pelo computador se torna mais alta, muitas vezes exigindo uma fonte de alimentação melhor.



Depois do processador, memória e HD, a placa de vídeo é provavelmente o componente mais importante do PC. Originalmente, as placas de vídeo eram dispositivos simples, que se limitavam a mostrar o conteúdo da memória de vídeo no monitor. A memória de vídeo continha um simples bitmap da imagem atual, atualizada pelo processador, e o RAMDAC (um conversor digital-analógico que faz parte da placa de vídeo) lia a imagem periodicamente e a enviava ao monitor. A resolução máxima suportada pela placa de vídeo era limitada pela quantidade de memória de vídeo. Na época, memória era um artigo caro, de forma que as placas vinham com apenas 1 ou 2 MB. As placas de 1 MB permitiam usar no máximo 800x600 com 16 bits de cor, ou 1024x768 com 256 cores. Estavam limitadas ao que cabia na memória de vídeo.

Em seguida, as placas passaram a suportar recursos de aceleração, que permitem fazer coisas como mover janelas ou processar arquivos de vídeo de forma a aliviar o processador principal. Esses recursos melhoram bastante a velocidade de atualização da tela (em 2D), tornando o sistema bem mais responsivo. Finalmente, as placas deram o passo final, passando a suportar recursos 3D. Imagens em três dimensões são formadas por polígonos, formas geométricas como triângulos e retângulos em diversos formatos. Qualquer objeto em um game 3D é formado por um grande número destes polígonos, Cada polígono tem sua posição na imagem, um tamanho e cor específicos. O "processador" incluído na placa, responsável por todas estas funções é chamado de GPU (Graphics Processing Unit, ou unidade de processamento gráfico).
Para tornar a imagem mais real, são também aplicadas texturas sobre o polígonos. Uma textura nada mais é do que uma imagem 2D comum, aplicada sobre um conjunto de polígonos. O uso de texturas permite que um muro realmente tenha o aspecto de um muro de pedras, por exemplo, já que podemos usar a imagem de um muro real sobre os polígonos. O uso das texturas não está limitado apenas a superfícies planas. É perfeitamente possível moldar uma textura sobre uma esfera, por exemplo. Quanto maior o número de polígonos usados e melhor a qualidade das texturas aplicadas sobre eles, melhor será a qualidade final da imagem.


Tipos de Placa de Vídeo

Off-Board
Com a evolução das placas 3D, os games passaram a utilizar gráficos cada vez mais elaborados, explorando os recursos das placas recentes. Isso criou um círculo vicioso, que faz com que você precise de uma placa razoavelmente recente para jogar qualquer game atual. As placas 3D atuais são praticamente um computador à parte, pois além da qualidade generosa de memória RAM, acessada através de um barramento muito mais rápido que a do sistema, o chipset de vídeo é muito mais complexo e absurdamente mais rápido que o processador principal no processamento de gráficos. O chipset de uma GeForce 7800 GT, por exemplo, é composto por 302 milhões de transistores, mais do que qualquer processador da época em que foi lançada.
As placas 3D offboard também incluem uma quantidade generosa de memória de vídeo (512 MB ou mais nos modelos mais recentes), acessada através de um barramento muito rápido. O GPU (o chipset da placa) é também muito poderoso, de forma que as duas coisas se combinam para oferecer um desempenho monstruoso. Com a introdução do PCI Express, surgiu também a possibilidade de instalar duas, ou até mesmo quatro placas, ligadas em SLI (no caso das placas nVidia) ou CrossFire (no caso das placas AMD/ATI), o que oferece um desempenho próximo do dobro (ou do quádruplo) obtido por uma placa isolada.

On-Board
Longe do mundo brilhante das placas de alto desempenho, temos as placas onboard, que são de longe as mais comuns. Elas são soluções bem mais simples, onde o GPU é integrado ao próprio chipset da placa-mãe e, em vez de utilizar memória dedicada, como nas placas offboard, utiliza parte da memória RAM principal, que é "roubada" do sistema. Mesmo uma placa antiga, como a GeForce 4 Ti4600, tem 10.4 GB/s de barramento com a memória de vídeo, enquanto ao usar um pente de memória DDR PC 3200, temos apenas 3.2 GB/s de barramento na memória principal, que ainda por cima precisa ser compartilhado entre o vídeo e o processador principal. O processador lida bem com isso, graças aos caches L1 e L2, mas a placa de vídeo realmente não tem para onde correr. É por isso que os chipsets de vídeo onboard são normalmente bem mais simples: mesmo um chip caro e complexo não ofereceria um desempenho muito melhor, pois o grande limitante é o acesso à memória.
De uma forma geral, as placas de vídeo onboard (pelo menos os modelos que dispõem de drivers adequados) atuais atendem bem às tarefas do dia-a-dia, com a grande vantagem do custo. Elas também permitem rodar os games mais antigos, apesar de, naturalmente, ficarem devendo nos lançamentos recentes. As placas mais caras são reservadas a quem realmente faz questão de rodar os games recentes com uma boa qualidade. Existem ainda modelos de placas 3D específicos para uso profissional, como as nVidia Quadro.



Hoje em dia é impossível falar em placas de vídeo sem falar em GPU, agora que já temos uma noção do que é isso, creio que precisamos aprofundar um pouco mais no assunto, pois a nova moda agora são os Renderizadores Real Time que utilizam os recursos da placa de vídeo para aceleração.

GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico), conhecido também como VPU ou unidade de processamento visual, é o nome dado a um tipo microprocessador especializado em processar gráficos em computadores pessoais, estações de trabalho ou videogames. GPUs modernas manipulam gráficos computadorizados com eficiência e sua estrutura de processamento paralelo os tornam mais capazes neste tipo de trabalho que CPUs normais. Uma GPU normalmente é utilizada em placas de vídeo mas versões simplificadas são integradas diretamente em placas-mãe.



Diferença para os aceleradores 3D anteriores


Diferente dos aceleradores gráficos 3D anteriores, uma GPU incorpora as funções de iluminação e transformação de vértices (transform and lighting também conhecido como T&L), que antes eram efetuadas no processador central do computador, mais exatamente em seu co-processador matemático (FPU, unidade de ponto flutuante). Seus antecessores efetuavam basicamente a aplicação de texturas em superfícies, e ao incorporar outra etapa do processamento de imagens, libera o processador central para outras funções.
O primeiro GPU voltado para o uso doméstico foi o modelo GeForce 256. No entanto, alguns processadores especializados voltados para uso profissional em simuladores e computação gráfica já atendiam aos critérios. As duas maiores empresas que fabricam GPU's são ATI e nVidia, além da estadunidense Intel por meio de suas GPUs integradas em chipsets (com apenas aceleradores de mídia).


Agora que temos a certeza de que o GPU é um recurso fantástico nas placas de vídeo precisamos entender o por que realmente vale a pena investir nisso. Eu já mencionei o uso do GPU para aceleração de render, mas como isso funciona?
A alguns anos a nVidia desenvolveu a tecnologia CUDA, que é uma arquitetura de computação paralela de propósito geral que tira proveito do mecanismo de computação paralela das unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA para resolver muitos problemas computacionais complexos em uma fração do tempo necessário em uma CPU. Ela inclui a arquitetura de conjunto de instruções CUDA ISA (Instruction Set Architecture) e o mecanismo de computação paralela na GPU. Para programar segundo a arquitetura CUDA™, os desenvolvedores hoje em dia podem usar C - uma das mais amplamente utilizadas linguagens de programação de baixo nível, que pode ser então executada com alta performance em um processador compatível com CUDA™. Outras linguagens serão admitidas no futuro, incluindo FORTRAN e C++.
As aplicações para isso estão crescendo cada vez mais e não se limitam apenas a aceleração de renders 3d, mas aqui é o que nos interessa.


Em 2008 ou 2009 na Siggraph a Chaos Group apresentou seus primeiros teste com processamento GPU para o vray (não estamos falando do vray RT pois ele não usa GPU). Logo depois começaram a surgir inúmeras empresas apresentando soluções de processamento GPU mas o primeiro render a ser lançado e com um resultado significativo e competitivo foi o OctaneRender. A mental imagens (mental ray) já anunciou também a sua solução, o iray.
Mas para entender realmente o que isso pode nos oferecer é preciso ver.


Quem se interessar mais pelo octanerender pode ver um review mais completo no site da evermotion http://www.evermotion.org/tutorials/show/7961/octane-render-review

Creio que para concluir eu posso me parafrasear repetindo o que disso sobre monitores, se queremos ser profissionais e trabalhar como tal, precisamos investir em equipamentos de qualidade!
Tanto a Nvidia quanto a ATI possuem soluções diversas em placas de vídeo, creio que não cabe aqui falar sobre elas, pois há muitos sites especializados em fazer testes comparativos de desempenho, e no site dos fabricantes cada produto tem suas especificações técnicas.
O que quis dar aqui foi um embasamento para que com essas informações possamos decidir mais facilmente qual placa se encaixa mais nas "minhas" necessidades levando em conta o quanto eu posso pagar.
Hoje em dia placas como a nvidia quadro da série FX possuem modelos bem mais em conta, conseguimos achar essas placas aqui no Brasil a partir de R$ 500,00, a questão é analisar as necessidades para decidir o que vale mais a pena, por exemplo, uma placa quadro mais simples ou uma geforce mais top, já que hoje temos placas geforce da serie 200 com processadores CUDA que tem mais de 250 cores.
Então baseado em informações de GPU e memória vs Valor, fica mais fácil decidir que placa comprar.



Espero que essa coletânea de informações possa ajudá-los a decidir qual é a melhor placa para as suas necessidades, grande abraço a todos ;)

70 comentários:

Unknown disse...

Post muiiiito bom. Eu mesma não sabia como funcionavam algumas coisas nas placas de video, como a renderização e a atualização de fps. Acredito que hoje em dia o mínimo necessário para se rodar qualquer jogo atual seja uma placa de video 512 mb...Eu sofro com minha onboard de 32mb ainda =/

Anônimo disse...

maravilhoso!!!! tirei todas duvidas sobre placa de video...

ednelson disse...

Tiago Medeiros,
Otima apresentação.
Me tire uma duvida, qual seria a importancia da placa de video na renderização durante a edição(no momento em que voce adiciona efeitos, imagens, fotos, transições, cujo software que eu uso (Pinnacle Avid STUDIO 12)renderiza este conjunto para em seguida mostra-los em tempo real no preview.Entendo que esta operação se torna critica para o editor, pois não adianta continual a edição enquanto esta renderização não for completada, a indicação do software de que a renderização foi concluida é quando o barramento na cor verde some da timeline, se tentar continuar a edição vendo no temporeal as imagens congelam.De tanto pesquisar ate hoje não consegui obter um ideia de que bom processador(i7)boa , ram(8gb 1333mhz ddr3) ,bom hd(sansumg sata 7200 rpm) , boa placa de video(460 gtx), win7 64 bits , fonte 850 reais modular, placa mãe asus P7P55D , gabinete de bom projeto de refrigeração, se existe a duvida de que o software não se desenvolveu a ponto de acompanhar a evolução das tecnologias de hardwares, desde a sua versão 8.0 que hoje está no 14.Bem a ideia seria mudar de software mas a forma intuitiva de como ele te ajuda a trabalhar e da complexidade apresentada pelos melhores da atualidade bem com seu preços, edius, vegas,adobe cs4,que são infinitamente caros em relação ao que uso.
Talvez não seja sua experiencia este assunto, mas se puder comentar agardeço.
Ednelson

Unknown disse...

Olá Ednelson, eu já trabalhei com edição, mas sempre usei o premiere e poucas vezes o Final Cut, nunca usei os softwares da Avid. Seu que são bacanas, mas não creio que seja melhor que o Premiere ou o Final Cut, se vc já tem o interesse eu recomendaria migrar.
Aqui no blog uma das minhas primeiras postagens foi de um curso completo de premiere e de graça.
Bom quanto a sua pergunta, esses softwares realmente eles trabalham de forma diferente, eles usam Cache, ou seja eles precisam fazer um prerender temporário em disco, existem alguns formatos que o software reconhece como nativo e vc não precisa fazer esse pre-render, mas com certeza se vc aplicar algum efeito em cima vai necessitar, mas ai eu já prefiro fazer no after effects, eu uso softwares de edição apenas para fazer montagem, qualquer tipo de correção e efeito eu prefiro fazer em um software de pós, ai esse sim vai precisar de uma placa de vídeo mais encorpada.
Mas sinceramente eu nunca me aprofundei tanto em edição, nunca foi meu foco, eu vou conversar com alguns amigos dinossauros da edição (hehehe) e vou perguntar sobre isso para eles antes de ficar te falando qualquer coisa, e ai te respondo melhor sobre edição e placas de vídeo.

ednelson disse...

Tiago
Obrigado pela resposta, e como posso acessar o curso completo do premiere no seu blog.
Sds
Ednelson

Unknown disse...

é bem simples, vc pode pesquisar conteúdos no blog usando a barra de busca no topo do site ou pelas meta-tags nos marcadores.
Mas esse é o link direto para a postagem do curso de premiere http://3dvicio.blogspot.com/2009/09/curso-completo-de-premiere.html
Espero que ajude ;)

Anônimo disse...

Muito bom, era o que estava buscando, duvidas esclarecidas. Obrigado!

Anônimo disse...

Oi, gostei muito do blog. Me desculpa mais fique com a seguinte duvida. A importança da placa de vídeo na hora de fazer um render. Estou usando 3ds max e autocad, com meu computador atual demoro umas 8 hs em renderizar um vídeo de qualidade media de 15 seg. Quanto influença a placa de vídeo em isto e que diferença faze no render por exemplo uma placa fx 3700 sobre uma gtx 580? para falar em mesmos preços.
Muito obrigado.
Mario Oliva

Unknown disse...

Cara, a importancia da placa de vídeo pra um render tradicional é zero!
A placa de vídeo serve pra acelerar o trabalho na viewport do software. Se vc tiver um condominio com 50 predios e cheio de detalhamento e tentar navegar pela viewport, se vc tiver uma placa fraca vc vai sofrer, vai ficar muito pesado. Com uma placa boa vc não tem esse problema.
Quem trabalha com particulas por exemplo, precisa ter preview real time da animação, e normalmente se trabalha com muita particula, então precisa de placas mais fortes.
Essa placa fx3700 é uma placa quadro modelo antigo, é uma placa já defasada para muitas coisas, pois os softwares estão evoluindo de uma forma diferente, tentando pegar as funcionalidades dos games.
Placas como a GTX hoje em dia tem bastante memoria e GPU (que é o "processador" da placa), a vantagem do gpu é que muitos softwares estão usando ele para acelerar tarefas e processamentos que devem ser realtime (não estou me referindo a render).
Hoje tb temos renderizadores que são chamados de real time (não é bem assim, mas são muito rapidos) esses renders utilizam a GPU da placa de vídeo para acelerar o render, mas isso são renders específicos, não quer dizer que o teu renderizador usa GPU. Hoje temos o Iray, o Vray RT, o Octane render e vários outros.
Só para completar, cada placa de vídeo, por exemplo essa GTX 580 tem vários modelos com preços diferentes, pq não é a Nvidia que fabrica essas placas, são empresas como a EVGA que as montam então vc pode encontrar uma GTX 580 com 1gb de ram, 2 gb de ram e 3 gb de ram, quanto mais ram melhor, mas tb mais cara. Ter bastante memoria ram em uma placa de vídeo é muito importante, as placas quadro sempre tiveram vantagem por isso, mas hoje as GTX tb tem modelos com muita memoria ram e tb mais GPU com um preço menor que o das quadro.
Por exemplo (hoje dia 20/08/2011) uma Placa de Video GeForce 3GB GTX 590 DDR5 768Bits ta custando em média R$ 2.685,00 enquanto uma Placa de Video Quadro 4000 2GB 256Bits ta custando R$ 2.399,00 Ou seja a GTX é muito mais placa e custa praticamente o mesmo preço!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Luciano

Tiago, estou com um pouco de dificuldade para entender a diferença da Quadro para a GTX. Trabalho com programas real time (LUmion e twinmotion). Gostaria de saber se uma placa GTX exerce a mesma função que uma quadro para programas realtime, eu sofro com zoom e orbit aqui, uma GTX pode acelerar minha viewport como uma Quadro? Um amigo me disse que GTX é só para jogo, que para meu caso tem que ser Quadro. Meu medo eh pagar o preço de uma quadro se poderia pagar por um GTX melhor que iria resolver meu problema da mesma forma. OBS, a placa seria para um computador so.
Obrigado

Unknown disse...

Vamos seguir a lógica da dica do seu amigo, "GTX é para game", se vc disse que trabalha com o Lumion, o que é o Lumion se não uma engine realtime? Traduzindo mais ainda, o lumion é uma engine igual as de game. Portanto vc precisa de uma placa de game, logo seu amigo falou bobagem.
Agora vamos falar corretamente, placas quadro trabalham muito melhor com sistemas baseados em openGL, as novas tecnologias baseadas em GPU tem exigências bem diferentes das placas de vídeo. Vc consegue um resultado melhor usando elas? Pode até conseguir mais quanto vai custar isso?
Caro, muito caro, bem acima de 10 mil e o resultado ainda vai ser médio, pra ter um retorno legal vc vai gastar mais de 25 mil pq vc não vai ter apenas que investir em tecnologia quadro, vc vai ter que investir nas tranqueiras das Tesla.
Ok e isso realmente vale a pena com os renders baseados em GPU que temos hoje?
Definitivamente não, esses renders ainda precisam evoluir muito para serem funcionais, a maioria deles não tem suporte a coisas básicas como displacement por ex. Tem incompatibilidades com diversos shaders nativos de seus renderizadores, não usam volumetrias, enfim, é uma tecnologia que tem futuro, mas esse futuro ainda esta longe.
Pra fechar o assunto, placas GTX como a 590 tem bem mais benefícios que uma quadro 4000 e custa um pouco mais barato.
No grupo de estudo da 3dvicio no facebook (http://www.facebook.com/groups/3dvicio) vários usuários que tem placas quadro reclamaram do baixo desempenho comparado as placas GTX. Eu por exemplo estou pra trocar de pc e vou comprar uma GTX 570 da EVGA. Uma outro opção interessante é a GTX 460 2WIN da EVGA, que é uma placa de vídeo dual, veja bem não é um SLI ela é dual mesmo, então não tem problemas de compatibilidade, essa placa se compara a GTX 590 só que é bem mais barata mesmo (nos EUA essa diferença é mais gritante ainda, aqui ela é 1000 reais mais cara :S )

Maria disse...

oi tiago venho acompanhando seu blog. sera que vc poderia explicar o que faz acelerar um render! tenho uma gtx 540 ti e meu computador eh um i5 com 8gb de memoria. to tentando rederizar uma cena aqui em casa e ta com um tempo terrivel de render. tipo, 1 frame 60 min. a cena eh pesada reconheco mas como poderia melhorar meu compu para tal trabalho. agradeco demais desde jah sua att! abraco

Unknown disse...

Olá Maria, placas de vídeo só aceleram renders baseados em GPU, que são os novos render chamados RT (real time), tais como iray, vray RT, octane render, dentro outros tantos.
Para os demais renderizadores o que importa é a boa e velha força bruta dos processadores. E no seu caso, vc tem um bem fraquinho! O melhor custo beneficio para trabalho e render ainda é o i7 2600k pois ele permite fazer um overclok passando de 3.4 ghz para 4.7ghz tranquilamente (claro que vc vai precisar investir em um watercooler com um H80 da corsair).
Cenas muito grandes, com muitas texturas tb exigem bastante memoria ram, 8gb é uma boa quantia, mas o 3d é sedento por memoria, então quanto mais melhor!
As MOBO (placa mãe) compatívies com esse processador 2600k (para poder fazer overclok vc deve optar por uma mobo com chipset z68) tem suporte até 32gb de ram, algumas tem 4 soquetes de memoria e outras mais caras tem 8, isso vai influenciar no tamanho do pente que vc poderá colocar, afinal pentes de 8gb ainda são bem caros comparados com os de 4 gb.

Essa sua placa de vídeo é uma ótima ajuda para não ficar travando a viewport enquanto se trabalha, mas é isso.
Se vc tiver interesse em comprar uma nova máquina podemos trocar uma idéia mais específica sobre esse assunto, já adianto que vc gastaria em média de 3500 a 4500 reais (sendo econômico)

Ely de Oliveira disse...

Olá! Sensacional esse teu blog!! Tenho procurado informações sobre placas de vídeo, na edição de vídeo e as informações são confusas e ao invés de esclarecer, muitas confundem mais. É jogador de games dizendo uma coisa, é técnico em produção de vídeos dizendo outra coisa. E ninguém fala de "placa de vídeo pura e simples". Vendo o teu blog aprendi muito mais de que vários fóruns juntos. Estou procurando uma placa para edição de vídeo que não seja "Profissional $$$$$..." e que não seja para o "melhor jogador de game com recursos maravilhosos, que nunca utilizarei na edição de vídeo". Resumo: uma placa de vídeo só pra eu fazer edição e renderização de vídeo (em alta) Que uma pessoa comum mesmo com algum esforço financeiro possa pagar. Obrigado e mais uma vês, Parabéns.

Unknown disse...

Olá, estou a montar uma maquina, pretendo rodar O Lumion e o 3D Studio, investimento médio de 3.000,00 acha que consigo com esse valor, tem alguma sugestão de configurações, se puder ajudar agradeço imensamente.

abraços

Unknown disse...

Para que eu possa ajudar mais facilmente, me tire uma duvida, vc é do Brasil ou de Portugal?

Estação3D disse...

Olá
Tiago
De acordo com sua explicação softwares como 3ds Max, Vue, Maya a melhor coisa que temos que fazer para melhorar o tempo de render é ter um Processador robusto quad-core ou six-core.
Pois a renderização depende exclusivamente de um processador robusto não de uma placa de video, pois a placa de video serve mesmo para termos mais mobilidade na manipulação da viewport em uma cena de varios objetos e texturas diversas.
Qual placa de video hj vc indica para renderizar cenas e renderizar animações?
Alias me add no seu msn edmilson.dell@hotmail.com

Unknown disse...

Os renderizadores tradicionais que fazem uso de CPU precisam de processamento e memoria ram, pois tudo é carregado na memória antes de começar a calcular o render, logo, quanto mais memoria melhor, hj (2012) o ideal é termos pelo menos 16 gb de ram.
Para vc ter um bom preview na viewport de qualquer software enquanto esta trabalhando (modelando, animando, texturizando ou iluminando) a placa de video vai ser importante. Quando mais cuda cores melhor, mas tb precisamos de memoria, então o ideal é uma boa relação entre cudas e memoria. Mas temos placas com tipos de memoria diferente, por ex, GDDR3, GDDR5, a maneira como essas placas lidam com os Mhz (freqüência) é diferente, e tb vai influenciar bastante na velocidade da placa.

Recentemente começamos a dar mais atenção os novos renderizadores baseados em GPU, que é nada mais que o processamento das placas de vídeo. Porém esses renders tem exigencias diferentes gerando muitos problemas de compatibilidade com seus co-irmãos baseados em CPU (por ex. o vray com o vray RT e o mental ray com o iray), esses novos renders, precisam de shaders específicos para eles. Mas temos tb novos renderizadores já criados do zero pra trabalhar com GPU, como o Octane render ou o Arion.
Esses renders novos são incríveis, mais ainda falta um pouco para "chegarem lá".
Da para conseguir resultados interessantes utilizando placas mais baratas como uma GTX 460, mas seu desempenho vai ser sofrível, e vc não vai conseguir remover facilmente a granulação das imagens, tornando o render via CPU mais viável. Placas top de linha como a nova GTX 680 ou a 690 (a 690 ou 590 é uma placa dual, são duas final 80 em uma só, e tem que se prestar atenção nisso, pois alguns softwares e renderizadores só vão reconhecer 1 placa), tem mais memoria e mais cudas conseguindo um desempenho fenomenal, viabilizando o uso de renders via GPU, mas esses renders como falei, ainda possuem serias limitações, então é bom pesquisar bastante sobre elas, antes de resolver encarar um projeto inteiro nesses novos renders para não ter surpresas desagradáveis no meio do trabalho, mas eles não tem só pontos negativos, esses novos renderizadores, a maioria é muito mais correto fisicamente do que os renders via CPU.

O pessoal sempre pergunta por placas Quadro, eu gostaria de por um basta nisso, mas é impossível, mas as pessoas tem que entender que as placas quadro de linha inferior (abaixo da fermi 2000) não são placas pra computação gráfica 3d ou 2d, são placas desenvolvidas para usos graficos diferentes, veja bem, computação gráfica não é usada apenas no design e cinema, usa-se e muito na área médica por ex. Mas as pessoas não leem e não pesquisam muito, pois no proprio site da nvidia, eles falam sobre isso.
Agora falando sobre as linhas mais top das placas quadro, o grande problema delas é o preço vs o desempenho, quando feita a mesma relação comparando com as geForce (GTX). Uma placa quadro fermi 5000 por ex, custa em torno de R$ 6.000,00 e o desempenho dela é inferior a uma GTX 680 que custa em torno de R$ 1.000,00 à R$ 2.500,00. A diferença de valor grande da gtx 680 é pq temos modelos de 2gb e 4 gb, a quadro 5000 tem 2.5 gb. Vendo essa comparação fica fácil ver que cada vez menos as placas quadro valem a pena para quem trabalha com 3D.
Só para não restar dúvidas, a placa quadro fermi 6000 que é a top das placas quadro, custa hj em torno de R$ 12.000,00, o valor de um Mac pro octa core inteiro!!!! (não que eu goste de mac, apenas comparando já que são máquinas extremamente caras).

Fábio Lino Brasileiro disse...

Ola Thiago,

Estou adquirindo um computador Dell (conforme configuração abaixo) e pretendo editar videos, fotos e ilustrações com os aplicativos da Adobe (After Effects, Premier, Illustrator, Photoshop) e tenho duvidas principal ao After..

Com esta placa de video (AMD Hadeon HD 7870 GDDR5 2GB 256-bit) vou penar com render e possivel "Real Time"?

Ja pensei em comprar depois a GTX 690...mas será que vou precisar disso tudo mesmo?

Vlw se puder me ajudar a tirar esta duvida.
Abs
Fabio

----- Configuração ------

>> 3ª Geração do Processador Intel® Core™ i7-3770 (3.4GHz até 3.9GHz com Turbo Boost 2.0, 8 Threads, 8Mb Cache)

>> Windows® 7 Ultimate 64-Bit

>> Memória 16GB, Dual Channel DDR3, 1600MHz (4x4Gb)

>> Unidade de Armazenamento Solid State Drive 256GB + Disco Rígido 3TB, SATA 3Gb/s (7200 RPM)

>> Placa de vídeo AMD Radeon™ HD 7870 de 2GB DDR5, 256-bit

>> Gravador de CD/DVD Dual Layer e Gravador de Blu-Ray (6X BD-R, DVD+/-RW)

Unknown disse...

Olá Fábio, o after tem um sistema de ram preview, uma boa placa de vídeo ajuda muito nesse momento, ainda mais agora que o after tem aceleração por GPU. Porém eu acho que ele não usa isso pra render, eu presumo que o after ainda use CPU pro render.
Mas se vc quer se valer do uso de GPU então vc esta olhando a placa errada, pois a aceleração por GPU utiliza a tecnologia CUDA, que é da Nvidia, as placas da AMD não tem isso. Logo vc teria que ver uma placa da nvidia.
As placas de final 90 (590 e 690) são placas duais, elas são 2 final 80 em uma só, e muitos softwares não reconhecem isso, e ai vai acabar que vc vai estar usando apenas metade da sua placa, eu não sei te dizer agora se o after reconhece placas duais, mas por precaução eu daria preferencia para uma placa final 80, mas ainda assim são placas caras. Sinceremente eu trabalhei muito tempo com uma GTX 460 e nunca tive problemas. Eu no seu lugar não gastaria mais do que R$ 1.000,00 numa placa de vídeo, eu pegaria no máximo uma GTX 570, mas acho que até a 560 já seria bem bacana.
Uma dica pessoal minha é vc dar prioridade para as placas da EVGA, ela é a melhor montadora da Nvidia, uma que vendem muito (pq é mais barata) e particularmente não gosto nada são as da Zotac e msi.

Unknown disse...

A propósito, essa Randeon que vc falou é de 2gb, e custa uns R$ 1.300,00, se vc quiser continuar com uma placa de 2gb pode olhar uma GTX 670 ;) Se a dell ficar encrencando com placa de vídeo, tenta comprar por fora, veja no mercado livre, procure por um vendedor platinum ;)

Uma outra dica que vai de brinde, é um monitor de qualidade um que tenha painel de IPS, a dell tem um ótimo custo beneficio que é o U2311H (http://www1.la.dell.com/br/pt/corporativo/Perif%C3%A9ricos-Dell/monitor-dell-u2311h/pd.aspx?refid=monitor-dell-u2311h&cs=brbiz1&s=biz) eu tenho um e recomendo, da uma lida nesse outro artigo:
http://3dvicio.blogspot.com.br/2010/07/como-comprar-um-monitor-correto.html

Anônimo disse...

Bom dia Tiago,
Minha duvida e a seguinte tenho uma placa de video quadro 2000 e a minha placa mae aceita ate 3 placas de video estaria querendo colocar mais uma. Vc saberia me dizer o ganho que vou ter ou nao vale a pena colocar mais uma. O 3DS reconhece as 2 placas ??
Desde ja agradeco
Lucas

Unknown disse...

Olá Lucas, é uma boa pergunta!
O grande problema disso é que o 3ds max não reconhece mais de uma placa de vídeo, seja SLI ou placas duais (gtx com final 90 e as 2win da EVGA).
Isso só é reconhecido pelos novos renderizadores via GPU (e nas suas versões mais recentes), mas se vc não utiliza nenhum desses renderizadores (vray RT, iray, octanerender, arion...) de nada vai valer.
E se vc usar renderizadores baseados em GPU, vc errou em comprar uma placa quadro, e vai errar duplamente se comprar mais uma pra fazer SLI! Digo isso porque uma placa quadro 2000 custo em torno de R$ 1.780,00 e tem apenas 192 cuda cores e 1 GB de memoria, a GTX 560 tem 1 gb de memoria 384 cuda cores e custa R$ 930,00!
É claro que as placas quadro tem recursos melhorados pra openGL, embora o max não use mais isso pois agora o padrão de viewport é o nitrous, as placas quadro tem um desempenho melhor na viewport do software do que as gtx, mas isso se vc for dar play em uma animação, caso contrario vc não percebe essa diferença.
As quadro tb tem um drive especial para melhorar o desempenho com o 3ds max, mas eu nunca testei isso pra ver esse real ganho, porém outras pessoas já testaram e publicaram esses testes comparativos, eu coletei esse material e fiz uma planilha comparativa de custo benefício, de uma olhada, ela foi publicada no grupo de estudos da 3dvicio no facebook http://www.facebook.com/groups/3dvicio/doc/490160494361671

Eu não sei com o que vc trabalha então não tenho como dizer faça isso ou faça aquilo. Mas para o meu trabalho, hj eu não investiria numa quadro, se eu tivesse uma quadro 2000 eu venderia e compraria uma GTX 680 e já que vc esta disposto a comprar uma segunda placa então eu gastaria um pouco mais e compraria uma GTX 680 com 4GB de ram, pois ela tem 2 modelos, com 2 e 4 gb, a de 2gb custa em torno de R$ 1.800,00 e a de 4 gb custa em torno de R$ 2.200,00

(esses valores são baseados em pesquisas no mercado livre, vc pode conseguir por valores menores do que esses sitados)

Anônimo disse...

Tiago, hoje eu trabalho com maquete eletroica e uso o Vray.
as configuracoes do meu pc sao as seguintes
Placa Mae DX58S02
Processador I7 Extreme
16gb de memoria
Quadro FX 2000

Vc acha que eu trocando a placa de video melhora o rendimento ?? Pois quero ganhar em agilidade, hoje qualquer 15 min que eu gannhe em cada render ja ajuda.
o que vc acha ??
Lucas

Unknown disse...

Bom Lucas, vc não entendeu as funcionalidades. A placa de vídeo não é usada pelos renderizadores convencionais como é o caso do vray! Ela é usada para acelerar a viewport do programa!
Apenas os novos renderizadores via GPU (no caso do vray o vray RT) usam a placa de vídeo, e como falei essa quadro 2000 não serve pra render via GPU.
Se vc quer acelerar render vc precisa de processador e memoria.
Se vc quer investir pesado em render, comece a pensar em Xeon, pq eles são octa core físicos, diferente dos i7 que são octa cores virtuais, eles tem 4 fisicos e 4 virtuais, enquanto os xeons mais novos tem 8 físicos e 8 virtuais, então vc terá 16 buckts de render.
Mas essa é uma máquina que custará em torno de uns 8 mil reais (estou apenas chutando, nunca orcei isso, mas trabalhava com essas configurações nos mac pro).

Anônimo disse...

Alguém saberia me dizer se é possível instalar duas Quadro 4000 for Mac juntas com o cabo SLI?
O Mac reconhece e as placas funcionam juntas?

Obrigado

Unknown disse...

Bom de cara eu já adianto que só será possível com mac pro. Mas não é a placa de vídeo o real limitante do SLI (embora alguns modelos como as gtx de final 90 não permitam pois elas são placas duais) e sim a placa mãe, ela deve ter suporte a SLI.
Mac pro não vou te dizer com 100% de certeza, mas 99% é certo que num mac pro vc poderá fazer um SLI.

Unknown disse...

Mas uma coisa sobre SLI, verifique antes de fazer se o software que vc pretende utilizar tem suporte a SLI, muitos softwares não tem, como os softwares de 3D por ex. (falo do software em si, aceleração para viewport, pois renderizadores com aceleração via GPU tem suporte)

Anônimo disse...

e ai tiago....meu nome eh Luiz Fernando, to qrendo comprar um computado para trabalhar com o LUMION, mas to em duvida principalmente sobre a placa. em um lugar que eu fiz um orcamento ele me indicou o quadro, mas pesquisando na net, falam q para o lumion eh bom evitar a quadro....o que vc acha dessa configuracao que o vendedor me passou e oq vc me fala sobre as placas para o lumion?

Processador Intel I5 3470 3.20GHZ 6M CACHE LGA1155 3° Geração
Placa Mãe Intel BOXDB75EN ATX CORE I3/I5/I7 DDR3 1333MHZ S/R GBE LGA
Memória 8GB DDR3 1333MHZ
HD 500GB SATA II
HD SSD 120GB 2.5" SATA3 COM KIT DESKTOP
QUADRO NVIDIA 600 1GB DDR3 128BITS 96 CUDA CORES DVI | DP
Gabinete Cooler Master K006484 CM Storm
Estabilizador SMS 500VA
Fonte 525W Real Extreme - Cooler Master

Desde ja agradeco..te mais

Unknown disse...

Olha, eu diria que esse vendedor não entender porcaria nenhuma!
Primeiro de tudo que processador i5 é muito fraco pra 3d. Vc consegue achar um i7 3770 na faixa de R$ 950,00, são R$ 400,00 reais que a mais mas que farão muito diferença na hora do uso.
Placa mãe eu sou um pouco chato, eu dou preferencia por asus ou na falta gigabit.
Memoria se vc tiver condiçòes de colocar 16 GB é bem melhor!
Um SSD é importante para um bom desempenho, mas esse ssd é pequeno então lembra de instalar apenas o necessário nele, os demais softwares vc instala no HD.
Essa placa quadro é um lixo, não serve nem pra peso de papel pra quem trabalha com CG, e isso prova que esse cara não entende do que esta falando. Ele até poderia te oferecer uma placa quadro, mas estamos falando de pelo menos uma quadro 4000 e isso custa quase R$ 3000,00 reais.

A placa de vídeo mais adequada, que vai lhe trazer o melhor custo benefício seria uma GTX 670 TI, ela é um pouco cara, mas estamos falando de um pc de trabalho e não algo pra vc jogar vídeo game, logo isso vai se pagar, então o investimento compensa.

Se vc tiver mais dúvidas ou quiser debater mais esse assunto a gente tem um grupo de estudos no facebook https://www.facebook.com/groups/3dvicio/

Anônimo disse...

Olá Tiago.Por favor me tira uma duvida.
Trabalho numa montadora com o ALIAS 2012 da Autodesk.Trabalho com modelagem 3D e tenho uma super maquina Xeon e tudo mais.Um canhão.
Porem como tenho intenção de trabalhar como free, quero montar uma maquina, mas não tenho a "bala" que a empresa tem.Como não sou expert em maquina como voce e esse pessoal que escreve nesse blog, gostaria de saber se posso montar uma maquina no conceito bom e barato.Por exemplo: a placa de video pode ser uma da linha Gforce?e a placa mae? e memoria?Como te falei na fabrica tenho uma poderosa com uma Nvidia quadro nivel top.Enfim é isso gostaria que voce me ajudasse se possivel com dicas pra montagem de uma maquina nas condições acima.De verdade , falei com uns "entendidos" de loja e os caras só queriam empurrar um produto que não tinha nada á ver.
Só para ajudar te passo abaixo os requisitos minimos para rodar o ALIAS 2012, fornecidos pela Autodesk:

Autodesk Alias 2012 Product System Requirements

For Autodesk Alias Design, Autodesk Alias Surface, and Autodesk Alias Automotive 2012
•Microsoft® Windows® 7, Microsoft® Windows® Vista, Microsoft® Windows® XP Professional or XP Professional x64® edition, or Apple® Mac OS® X 10.6.2 or greater
•2 GHz Intel® or equivalent AMD Opteron® processor
•2 GB RAM, 4 GB or more highly recommended
•4.5 GB free hard disk space for installation
•Supported NVIDIA® or ATI graphics card with a minimum of 256 MB dedicated texture memory*
•DVD-ROM drive
•Three-button mouse
•Wacom™ graphics tablet for sketching
•.NET 4.0 framework

Obrigado e um abraço
Fabio Borba
Parabens pelo blog!!

Unknown disse...

Olá Fábio, muito obrigado que bom q gostou do Blog.
Sendo direto e objetivo, vc consegue montar uma maquina q vai te servir com uns 3500 reais! Porém... Vc vai ter q engolir alguns componentes de marcas "B" o que eu não recomendaria muito.
Vc pode pegar um processador i7 3700k, processadores xeon são pra servidor ou render farm, eles são pra serviço pesado e não pra trabalho diário, é como vc comprar um porche pra trabalhar de taxista!
Placa mãe eu gosto muito da asus, mas gigabyte quebra um galho caso vc ache um modelo mais barato. Essa Mobo tem apenas q ter um chipset z77 que é o compatível com esse processador.
Memória RAM é bom vc ter entre 8 e 16gb, as placa mãe mais acessíveis tem apenas 4 slot de memória, entao se vc usar pentes de 4gb ja será suficiente e mais barato. Pentes de 8 gb serão bem mais caro e vc não precisa de 32gb de RAM.
Quanto a marcas eu recomendo memórias da corsair, as vecenge sao ótimas. Depois tem a kingston, q tem ótimas memórias porém aqui no Brasil tem muita memória kingston de baixo padrao e até falcificada!
Placa de video se vc tiver grana pode investir numa gtx 670 ti, ela te daria um bom desempenho na viewport. Mas se precisar economizar um pouco ai vamos ser drásticos, uma 650.
Fonte uma corsair de 600w ta jóia. Muita gente gosta de usar ssd pro sistema (inclusive eu) mas pro teu caso é desnecessário e custa caro, entao fica com um HD mesmo.
Gabinetes o importante é que a fonte fique na parte de baixo para nao ter duas fontes de calor próximas, processador e fonte.
Essa maquina vai custar perto de 4 mil, o lance é pesquisar bem, placas de video no mercado livre custam bem menos por ex.
Entra no nosso grupo de estudo no facebook https://m.facebook.com/groups/3dvicio

Anônimo disse...

Ola Tiago.
Pô ! Muito Obrigado pela aula! Voce me ajudou pra caramba!Vou montar uma com essa configuração que vc falou.Depois passo o resultado. Muito Obrigado e um abraço

Fabio

Anônimo disse...

Boa tarde Tiago.
Mto bom seu blog e seu post, vou começar a acompanhar.

Seguinte, eu quero montar um pc pra trabalhar com After e Cinema 4D, mas não manjo de pcs.

Fiz uma cotação e me passaram essa config, o que vc me diz?

Processador - Intel Core i7 2700K 3.50 GHZ BOX
Placa mãe - Asus P8H61 M PRO
Placa de vídeo - EVGA GeForce GTX560TI ou GTX680
Memória - 8GB DDR3 CORSAIR VENGEANCE LP (2x4GB) DDR3 1333MHZ
HD – 1 TB HD WD CAVIAR BLACK 1 TERA SATA III 7.200RPM 64MB

Tá bom? O que vc me aconselharia a mudar?

Obrigado.
Davi

Unknown disse...

Olá Daví, quanto ao processador eu recomendo o i7 3700 (não precisa ser o "k") ele custa 200,00 a mais, mas o desempenho é bem superior.
Quanto a placa de vídeo eu não entendi essa sugestão que o cara fez (ele deve estar com essas placas em estoque) pq isso ai ta 8 ou 80, ou a 560 que é uma placa bacaninha ou a 680 que é um canhão... hehehehe
Minha sugestão para vc não gastar muita grana e ter um bom desempenho já que agora o after tem aceleração via GPU é uma GTX 670, alguns podem dizer que ela tem só 2gb e uma gtx 660 TI tem 3 gb, mas a 670 é de 256bits enquanto a 660 TI é de 192. Pro after effects eu não sei te dizer o que faria mais diferença se mais memoria ou mais bits, o preço delas é praticamente igual (dica compra a placa de vídeo pelo mercado livre, procure um vendedor platinum...)
Quanto a placa mãe eu não te recomendo esse modelo, pq ela tem suporte para apenas 2 pentes de memória, isso vai te limitar bastante, vc vai conseguir ter no máximo 16gb de ram se comprar pentes de 8 gb que são mais caros. Uma placa com 4 soquetes vai permitir que vc tenha até 32 gb.
Recomendo uma Asus P8Z77-V ela já vem com chipset z77 e suporta até 32 gb.
Quanto a memoria vc pode colocar 8gb, mas 16 daria um bom suporte, apenas se atente que pentes de 8 são mais caros que pentes de 4gb.
Quanto a HD não tem muito o que dizer, no máximo posso recomendar ter um SSD para instalação do sistema, mas SSDs são caros em torno de 600,00 um de 240gb, eu tenho aqui nas minhas máquinas, faz uma bela diferença pois ele chega a ser 60 a 70% mais rápido que um HD.

Anônimo disse...

Vlw pela ajuda, Tiago.

Hj eu procurei uma outra loja q conheço e o vendedor me passou a placa de vídeo ASUS GTX680, ao invés da nVidia e eu não sei ql é a diferença...

Davi

Unknown disse...

Então Davi, GTX é uma placa da nvidia, porém eles tem diversas montadoras de placas tal como a Asus, a Zotac, MSI, EVGA e uma porrada a mais. Porém algumas dessas montadoras são melhores que outras.
Se for pra sugerir uma eu dou sempre preferência pela EVGA, é disparada a melhor montadora da nvidia.

TU E ROSI disse...

Olá Thiago. Gostaria de saber se a gtx 690 é ums boa placa pra quem trabalha com render no lumion, sketchup, artlantis??? E se ela tem vida util longa ? E se uma fonte 850wats aguenta ela?

Anônimo disse...

PRECISO de AJUDA !
Montei um PC com: CPU intel 2011 I7-3820 3.60g 10mb - MB 2011 Intel DX79TO Extreme Edition - VGA PCIE2 Gb XFX HD7750 DDR3 800M - RAM de 32Gb DDR3 1600Mhhz Corsair e Fonte de 750 Real, e instalei o W7 Ultimate 64 bits
Antes desse PC eu editava videos em 1920x1080 sem sequer dar 01 render no Edius 5, o que me levou a montar esse outro PC foi a demora para exportar 1:10h de video que levava cerca de 20 hs de exportação.
Nesse atual PC instalei varias versoes do Edius, desde 6.02 ao edius Pro 7. No entanto em todos, o video fica travando, ele roda travando e o cursor na timelime trava enquanta imagem roda travando ate o programa dar pau inteiramente.
Alguem pode me ajudar ?!?!

Unknown disse...

Todo Software possui as especificações técnicas sobre as necessidades de hardware. Quando vc for montar uma máquina pensando em um software em especial o ideal é sempre olhar isso primeiro, pq ai vc não gasta dinheiro atoa.
No caso do Edius as especificações vc pode ver nesse link:
http://www.grassvalley.com/products/edius_pro_7 (na base da página tem uma aba especifications)
Eu estou vendo aqui que ele não tem uma grande necessidade de memoria (mas ali esta bem claro a ligação entre disco e memoria, ou seja a utilização de SSD é recomendável), pq diferente de softwares como o after ele não trabalha com ram preview, quem segura o preview do software é a placa de vídeo, e nas especificações ele fala da necessidade de pixel shader, as únicas placas que tem esse recurso são as placas quadro da nvidia.
Pelo que diz ali eu recomendo pelo menos uma quadro 2000 (não pega a 600, é muito fraca, e muito menos as fx pois elas não tem os recursos que precisa), um SSD (como vc trabalha com edição vc vai precisar de um SSD grande, e os ssds não são tão grandes, quanto maior mais caro), ele fala em 4gb de ram, mas lembre que vc ainda tem as necessidades de memoria do sistema operacional, então 8gb de ram já esta bom.

Unknown disse...

Boa Noite

montei este pc para um cliente mas ele ta reclamando que ta lento pra rodar o lumion

por favor me ajudem

M.BOARD LGA1155 ASUS P8B75-M LX PLUS
PROC. INTEL I7-3770 LGA1155 CORE 3.4GHZ 8MB
Placa de Vídeo EVGA GeForce GTX 770 4G NVIDIA PCIe 4GB 256b GDDR5 DVI/HDMI
FONTE ATX REAL 750W C3TECH PSH-750VE 24P
S.S.D. SATAIII 120GB KINGSTON V300
MEMORIA 8 GB DDR3/1333 MEMORY ONE

Unknown disse...

Acho que essa tua cliente esta precisando aprender a usar o Lumion, impossível nessa configuração ele rodar mal, tem máquina sobrando pra ele, eu apenas teria colocado 16 gb de ram 1600, mas não é esse o motivo de estar lento.
Eu não sei que sistema operacional vc instalou, mas alguns sistemas consomem muita memória ram, se estiver usando windows 7 (eu prefiro bem mais que o win8) use o ultimate, mas do que isso eu não tenho o que dizer, pra vc tirar a prova a mostrar pro cliente o resultado de desempenho da maquina rode um software de benchmark, o 3dmark tb é legal, http://www.3dmark.com
E pra finalizar, no site do lumion tem a exigência mínima de hardware que ele precisa.
Recommended system specifications
OS: Windows 7, 8 (64-bit)
System memory: 6GB
Graphics card: NVidia GTX 680 / AMD Radeon HD 7970 or faster (minimum 4,000 PassMark points), with at least 2GB dedicated memory (not shared system memory).
Harddrive: 7.5GB of disk space
Using Lumion via Remote Desktop is not supported
Lumion 3 requires an internet connection

Unknown disse...

OI TIAGO TUDO BEM, EU SOU O CLIENTE DO FABIO MATA, EU TRABALHO COM MONTAGEM DE VIDEOS DE FESTA, CONSIGO COLOCAR TUDO O QUE PRECISO, NO LUMION O PROBLEMA, É QUE O ARQUIVO FICA PESADO, COM APROXIMADAMENTE 2GB DE MEM, COMEÇEI REDERIZAR DE UM VIDEO DE 40 SEGUNDOS ACUSA QUE VAI DEMORAR MAIS DE 110 HORAS PARA O VIDEO FICAR PRONTO, MUITO TEMPO, POR FAVOR, GOSTARIA DE SABER SE VOCE PODE ME AJUDAR.

Unknown disse...

Marcio tudo bem, realmente ta me parecendo exagerado esse tempo, mas como comentei, com certeza é algo que vc fez no lumion, vc precisa estudar melhor as configurações dele pra entender o que faz com que um render fique pesado.
Existem alguns tipos de recurso que costumam pensar bastante, vc pode estar com sua cena renderizando a 40s e ai habilita um recurso que espalhado pela sua cena vai aumentar o tempo pra 10min.
Entra no nosso grupo de estudos no facebook e posta explicando o seu problema, temos muitas pessoas que usam o lumion lá, com certeza a gente vai conseguir te ajudar ;)
Mas esse tipo de coisa costuma ser chatinho de "diagnosticar", então tente detalhar bem sua explicação, https://www.facebook.com/groups/3dvicio/

Chico Merighi disse...

Tiago Medeiros, tudo bom?
Irei viajar agora aos EUA e gostaria de comprar um Laptop/Notebook/Ultrabook ou que chamam para rodar o Lumion....
Gostaria de gastar até 1300 dólares.. vc acha que consigo achar uma máquina? Me ajude por favor pois no site da Lumion tem as especificações mínimas, porém nao entendo o que é passmarks points e onde encontro essas informações das placas.
http://www.videocardbenchmark.net/high_end_gpus.html# o número ao lado do nome da placa é isso?
Abraços e obrigado pela ajuda!!!

Unknown disse...

Olá Chico, eu preciso começar dizendo que eu não recomendo notebooks pra nenhum tipo de software 3d, primeiro pq o custo benefício é péssimo e segundo pq o desgaste da maquina é muito grande. Softwares 3d exigem muito processamento gráfico na viewport e muito uso de processador (CPU) para render e tudo isso gera muito calor acelerando o desgaste.
Quanto a qualquer software não se guie pelo mínimo, se possível sempre fique acima do recomendado!
No caso do passmark ele é um valor gerado por um software de testes de hardware, uma pontuação, naquelas tabelas vc encontra essa pontuação ao lado do nome da placa, note que a abaixo da gtx 590 nenhuma chega aos 4000 recomendado.
Eu nunca pesquisei sobre placas de vídeo pra notebook, mas dei uma olhada agora e acredito que tu vai ter uma dificuldade enorme de encontrar um com uma placa de vídeo que fique acima de 4000 passmark, lembrando que comprar notebook não é como montar um pc onde vc pode escolher as configurações que quer, com isso um notebook com essa placa de vídeo com certeza vai custar mais de 1300 dólares.
Minha recomendação é q vc compre as peças nos EUA e monte um pc.

Esse foi um pc que montei assim, comprando as peças mais caras e fáceis de trazer dos EUA e o restante aqui:

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AmkcxRVuzYqsdGk3X3dLUGNzYjhneWZvbmNhbUZtd1E&usp=docslist_api

Laura disse...

Olá Tiago, tudo jóia? Trabalho com 3D Max fazendo imagens 3D de interiores, maquetes de edifícios e tour virtual 360º; investi em uma máquina para aumentar a performance dos renders utilizando a tecnologia Cuda e escolhi a placa de vídeo NVidia bem como o renderizador Iray.
Pc: 2 processadores xenon 5560, 96 gb de memória DDR3, windons 7 ultimate e 2 placas de vídeo GTX 770. No momento preciso concluir um trabalho de tour virtual, ou seja, gerar imagens esféricas no Max e dai o problema: o render começa reconhecendo as GPUS e depois trava com o erro time out. O que será que deixei de fazer, configurar ou escolhi de cara duas placas erradas para o software que uso? Grato desde já. Michel.

Unknown disse...

Se vc esperava resultados bons no gpu o investimento em placa de vídeo não foi o mais correto.
Essa tua maquina rende mais com o CPU do q o gpu.

Unknown disse...

Olá, boa tarde!

Trabalho com Lumion e recentemente estou com um problema ao importar arquivos do sketchup, ao importar o Lumion acusa um erro e fecha automaticamente, isso esta acontecendo em praticamente todos os arquivos que tento importar, principalmente nos mais carregados com objetos, as vezes ele abre o arquivo e assim que vou alterar alguma textura ele fecha com esse erro:

Nome do Evento de Problema: APPCRASH
Nome do Aplicativo: Lumion.exe
Versão do Aplicativo: 0.0.0.0
Carimbo de Data/Hora do Aplicativo: 50b39841
Nome do Módulo de Falhas: CR80_Q3D.dll
Versão do Módulo de Falhas: 8.0.0.0
Carimbo de Data/Hora do Módulo de Falhas: 4b1d3038
Código de Exceção: c0000005
Deslocamento de Exceção: 000000000001ca00
Versão do sistema operacional: 6.1.7600.2.0.0.256.48
Identificação da Localidade: 1046
Informações Adicionais 1: d2a4
Informações Adicionais 2: d2a4fe1be9e355b8da7d38bcbf2bd3ae
Informações Adicionais 3: f920
Informações Adicionais 4: f9200089e67fee050446a1e73154c454

A configuração do meu pc é essa:

Memória Corsair CMZ4GX3M1A1600C9 Vengeance, Capacidade de 4GB, DDR3 1600MHz

HD Western Digital WD10EARS 1TB SATA III 7200 RPM 64MB Buffer Green Power

Placa de Rede TP-Link TL-WN751ND, Wireless N, 150Mbps, Interface 32-bit PC, Antena 2dBi

Gravador de DVD Sony AD-7280S, Sata , Cor Pret

Processador Intel Core i5 3570 3.40 GHz (BX80637I53570), Soquete LGA1155 - 3ª Geração - Ivy Bridge

Placa Mãe Gigabyte GA-Z77X-D3H, LGA 1155, Processad ores Intel i7 / i5 / i3 / Pentium e Celeron, Memória DDR3, Chipset Z77

Placa de Vídeo EVGA GeForce GTX 660 (02G-P4-2660-KR), Memória de 2GB DDR5 192 bit, PCI-

Express 3.0, DVI-I, DVI-D, HDMI e Display-Port

Fonte Corsair ATX GS600 CMPSU-600G, 600W de Potência, 80 Plus

Você sabe identificar o porque desse problema?

Agradeço a atenção.

att Alexandre

Unknown disse...

Olá Alexandre, é um erro um tanto específico eu não trabalho tanto com o lumion pra conseguir ajudar por aqui, mas te convido a entrar no nosso grupo de estudos no facebook, lá temos muitos usuários de lumion que vão conseguir te ajudar, segue o link:
http://facebook.com/groups/3dvicio

Unknown disse...

Tiago, obrigado pela sua atenção e parabéns pelo ótimo trabalho desenvolvido no blog, pelo que vi realmente ajuda bastante gente a solucionar duvidas importantes, desejo muito sucesso a você!
Já publiquei meu problema no grupo do facebook também.
Até

Anônimo disse...

Olá. Tiago. Estou começando no Autocad, 3DS MAX e Solidworks Gostaria de usar um PC que já tenho apenas para começar, posteriormente na medida da minha evolução vou melhorando. CPU AMD Phenon II x4, 3.0Ghz, 8 gb memória Ram 1333 mhz. HD 1TB, Placa mãe Asus M5A78L-M LX. Tenho várias dúvidas a repeito da placa de video :
Até que ponto eu conseguiria trabalhar apenas a placa onboard ?
GT 640 daria um bom resultado ou tenho que ir para as linhas GTX ? Quais ?
Ficaria melhor com FX1800 FX 3800 ? Gostaria de gastar o menos possível neste momento.Acho que de tudo que já li na internet esse fórum foi o melhor. Obrigado.

Unknown disse...

Pra começar a configuração da máquina esta suficiente, não vejo problemas tb. Quanto a placa de vídeo já que vc trabalha com autocad e solidworks, o que daria o melhor desempenho são as placas quadro, mas vamos com calma, essas placas quadro fx que vc mencionou estão defasadas e já saíram de linha! Quem vende é pq tem elas estocadas.
As placas quadro mais usadas hj são a quadro 2000 e a 4000, porém são placas muito caras, mais de R$ 2500,00 e como vc esta começando é besteira investir nisso agora, até pq a técnologia das placas quadro esta mudando novamente e logo essas quadro que falei tb vão estar obsoletas, eu deixaria para investir nisso daqui uns 2 anos (no seu caso).
O que eu faria em termos de placa de vídeo é optar por uma GTX de valor acessível, uma 660 ti é uma boa opção em termos de custo benefício (e mercado livre tb é uma boa opção de compra, se vc nunca comprou lá procure vendedores platinum e use mercado pago).

http://lista.mercadolivre.com.br/gtx-660-ti

cyph3r0track disse...

Me ajudem, estou com problemas de desempenho no 3dmax, tenho o seguinte hardware relacionado abaixo, alguém sabe me dizer se tem que fazer alguma configuração ou tenho que comprar algo diferente:

PROCESSADORES: 2x PROCESSADOR INTEL XEON E5-2687W @ 3.10GHZ 8 NUCLEOS 16 PROCESSADORES LÓGICOS (TOTALIZANDO 16 NUCLEOS E 32 PROCESSADORES LOGICOS)

PLACA MAE ASUS Z9PE-D8 WS

MEMORIA: 128GB DDR3 (TOP, NAO LEMBRO A MARCA)

FONTE SUPER ATX SEVENTEAM 1400W

DISCO SSD 128GB X2
DISCO RIGIDO 1TB X2

PLACA DE VIDEO NVDIA QUADRO 5000
PLACA DE VIDEO NVDIA TESLA K20C

Unknown disse...

Olha é impossível ter problemas de desempenho devido a hardware com uma workstation desse tipo.
Vc tem hardware sobrando aí, kkkkkkkk.
Seu problema pode ser no Windows, vírus ou algo assim. Outra coisa q prejudica odesempenho na viewport é algum erro ou conflito no drive da placa de vídeo, nem sempre o drive mais recente é o melhor, a minha placa de vídeo por ex só fica certa com uma versão do drive dela se eu atualizar da problemas!
Isso pode acontecer por inúmeros problemas é difícil dizer com exatidão.
A primeira coisa q eu faria é:
- passar um antivirus na inicializarão (o avast faz isso, ele faz o scan antes de entrar no Windows)
- passar um antispyware, recentemente conheci o spyhunter, me salvou aqui.
- tentar reinstalar o drive da placa de vídeo.
Se nada disso resolver aí tem que formatar o pc e instalar Windows novamente.
Particularmente eu prefiro win 7 do q win 8 mas isso é muito pessoal.

Unknown disse...

Te convido tb a entrar no nosso grupo de estudos no facebook:
https://www.facebook.com/groups/3dvicio

Diandro Gomide ARQUITETURA disse...

Oi bom dia! Li quase toda a página, achei interessante demais, e já venho lendo sobre isso e trabalhando com 3d no sketchup com vray e sketchup com Lumion. Sou Arquiteto em Feira de Santana Ba. Não sou muito técnico mas tenho um I7 970@3,2Ghz e placa Nvidia Ge Force GTX 580. Já estou com ela a 2 anos e me serviu muito www.diandrogomide.blogspot.com.br, contudo... Preciso de uma máquina melhor. Muito amigos falam pra eu pegar um imac i7 pro com 32pol, mas outros falam pra montar outra máquina top. Quero atingir o top que o Lumion4 aguentar sem ultrapassar nem gastar a mais. O QUE FAÇO ? Agradeceria muito!

Unknown disse...

Olá Diandro, Mac são ótimas máquinas, a arquitetura das máquinas deles são ótimas, porém o custo benefício é questionável!
A apple se firmou no mercado por manter uma qualidade de hardware associada ao design inovador. Mas isso não significa que uma maquina deles tenha os hardwares de ponta e muito menos o melhor custo benefício. Nos EUA esse custo benefício pode ser muito mais viável, mas aqui no Brasil é ridículo.
A apple por um determinado período fez o seu nome entre maquinas profissionais de trabalho no meio da edição de vídeo e editoração gráfica, devido a qualidade e precisão dos seus monitores e aos seus softwares de vídeo como o final cut. Sendo assim vc pode começar a perceber que essa fama não se justifica para outras áreas, e hj mesmo na área de vídeo já não esta mais se justificando muito o uso de Macs, pois os softwares da apple estão ficando em segundo plano e sendo ultrapassado por concorrentes como Adobe.
Softwares de 3d estão cada vez mais dependendo de boas placas de vídeo, o lumion por ex, necessita de placas de vídeo com o mínimo de 4000 PassMark points isso já exige pelo menos uma GTX 660, essa tua 580 por ex esta um pouco abaixo do mínimo recomendado.

Agora pra ti ter noção de valores, um imac core i7 com 16 gb de ram e uma gtx 680, eu diria que essa é uma configuração media para se trabalhar com 3d, custa em torno de 14 mil reais!!!!
A minha máquina mais top, que usa uma placa mãe asus rampage extreme, que atualmente é uma das melhores do mercado, um processador i7 3970x que é six core físico (um dos processadores mais potentes da linha i7), diferente desse i7 do imac que é quad core físico (digo físico pq ele emula núcleos virtuais ficando com 8 e ou 12), tem 32 gb de ram e uma gtx 680 custou R$ 9.400,00.
Ok ainda falta um monitor de qualidade como o da apple, bom, vc pode pegar um dell ultrasharp de 27 polegadas que custa R$ 2100,00 e ainda nem chegamos nos 14 mil da apple, e tem uma maquina que é pelo menos 70% mais rápida.

E ai, ainda acha que vale a pena pegar um imac?

Se vc realmente quer comprar mac, a minha dica é a seguinte... Vc atende clientes diretamente, para apresentar projetos ou algo do gênero? Se sim, ai compra um macbook dos mais acessíveis e usa isso apenas pra fazer média com cliente, eles sempre acham imponente ver um profissional usando mac, mas ai a sua máquina de trabalho não vai ser um "brinquedinho". ;)

Diandro Gomide ARQUITETURA disse...

Fantástica resposta! Vou ver o cara que montou a minha por 6500 na época que disse que monta uma pra mim muito melhor e atual por 8000, daí vou pedir a configuração e te passar pra ver se você aprova.

Carlos Felipe Ferreira disse...

Caro amigo Tiago, não entendo bulhufas de hardware, trabalho com arquitetura e quero executar o Lumion em meu PC (I7 2660 + 8Gb DDR3 1,333Mhz + Placa Mãe Asus P8 H61-M LX3 R2.0 + Placa de Vídeo Evga Nvidia Geforce 8400GS )...

Sei que minha placa de video é uma droga, gostaria de uma placa de vídeo "Razoável" apenas que rode o Lumion por até R$450 , você teria alguma dica?

Já usei o Lumion em outro PC:
https://www.facebook.com/photo.php?v=487205071384801

Unknown disse...

Carlos, não tenho muito o que te dizer. Vc já limitou sua escolha a 450 reais, então entre no mercado livre (procure sempre por vendedores platinum, já fiz muita compra lá e nunca tive nenhum tipo de problemas) E veja qual é o maior modelo disponível dentro desse valor.
Eu vou te passar um link já com um filtro de 450 reais:

http://lista.mercadolivre.com.br/nvidia-gtx_PriceRange_0-450

FLAVIO SOARES disse...

Bom dia!

Comprei um notebook para trabalhar com o Lumion e o mesmo está apresentando problemas para rodar. As imagens aparecem escuras, com estouros de iluminação e não aparece nenhuma textura. Gostaria de saber qual o provável motivo desse defeito. Para auxiliar, segue a configuração da máquina:
HP PAVILION
Processador Intel Core I5 - 4200U - 1.60GHz 2.30GHz
Windows 8.1 64bits
Placa de vídeo Radeon HD 8670M (HD Graphics 4400)
Memória de Vídeo Dedicada: 2048 MB
Total de Memória Gráfica Disponível: 6029 MB
Memória do Sistema Compartilhada: 3981 MB
HD: 1 TB
Memória RAM total: 8 GB
Resolução de trabalho: 1360x768
Taxa de atualização de Tela 60 Hertz.

Agradeço desde já a atenção.

Unknown disse...

Olá Flávio, bom o tópico na verdade é sobre placas de vídeo, e foi escrito bem antes de o lumion começar a ganhar notoriedade, na época nem sabia da existência dele.
Todas as informações contidas nessa postagem tem como finalidade ensinar os usuários a tomar a melhor decisão sobre que hardware escolher. Só agora eu noto que as perguntas aqui estão fugindo completamente do foco do assunto.
Eu nunca usei o lumion, então não tenho como te responder isso, pelo que vc esta descrevendo parece mais um problema de configuração do software do que de hardware. Mas como já falei em várias outras respostas no site do desenvolvedor tem as configurações mínimas para o software funcionar (qualquer software tem essa informação no site do desenvolvedor ou no manual que acompanha a licença do software).

Especificações do lumion (final da página): http://lumion3d.com/products/

Se vc tiver dúvidas sobre o software o mais fácil a se fazer é perguntar diretamente no fórum do lumion, ou verificar com o suporte:
http://lumion3d.com/support/
http://forum.lumion3d.com/
http://lumion3d.com/faq/

Unknown disse...

Trabalho com edição de vídeo meu computador tem processador i5, 8 giga de memória, placa de vídeo Zotac GT 440 2 GB. Trabalho com Abobe Premiere e Pinacle mas acho muito lento minha renderização.
Queria montar outro computador o que você me aconselha tipo placa mãe, memória, processador, placa de vídeo ...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Favor acessar no nosso grupo de estudos no facebook ( https://www.facebook.com/groups/3dvicio/) e fazer a pergunta lá, obrigado.

Anônimo disse...

Olá Tiago, instalei uma placa de vídeo nvidea quadro fx 4800 para melhorar o desempenho do meu trabalho. Trabalho com sketchup e kerkythea. Depois que instalei, além da imagem e resolução do meu PC ficarem estranhas, no sketchup a imagem ficou muito mais cerrilhada e desfocada e lento como se estivesse mais pesado o programa. Tanto que quando rotaciono ou dou zoon as coisas somem e depois voltam a aparecer. Já no kerkythea, quando coloco p renderizar o contador da placa não sai do 0 no gerenciador. Pq isso acontece. Ouvi dizer que o sketchup não reconhece certas placas, mas se fosse esse o caso acredito que ele não sofreria alteração alguma. E quanto ao kerkythea, será que essa placa não vai me ajudar em nada?

Unknown disse...

Como diz no enunciado, eu falei que não responderia mais perguntas sobre software. Eu não trabalho com os softwares que vc mencionou, alguns dos problemas que vc relata eu imagino que podem ser algum problema de configuração, mas eu sinto te informar que essa placa esta bem defasada, diria até que já a alguns anos. Qualquer placa da linha Geforce acima da série 6 é bem melhor do que essa placa e o custo é bem compatível, alguns até mais baratos, não sei quanto vc pagou pela placa se comprou nova ou usada ou os motivos que o levaram a comprar mas não julgaria um bom negócio.
Como eu tb explico no post (esta em vermelho lá em cima) eu recomendo que esse tipo de pergunta deve ser feito no grupo da 3d vicio no facebook, lá pessoas que usam esses mesmos softwares poderão ajudar mais.

Anônimo disse...

ola tiago boa noite cara excelente blog tenho uma duvida e ja to ficando careca pois não consigo resolver o problema nem eu nem o vendedor que montou meu computador...montei um computador para edição de video placa mãe asus b85 8gigas de memória processador i5 4360 placa de video gtx 760 2 gigas ddr5 256 bits..trabalho com o pinacle studio 15 HD...o programa não aceitou a placa de video ele funciona em partes e outra partes ficam sem funcionar(efeitos de transições)..porem tenho uma placa de video gt 430 de 1 giga 128 bits coloco ela nesta mesma máquina funciona perfeitamente só que não consigo a imagem desejada...voltei na loja e peguei uma da mesma linha ou seja uma gt740 porém com 2 gigas de memória e 128 bits ficou com o memo problema da gtx 760...esses 1 giga ou 2 gigas da placa de video inflem na parte das transições??? agradeço muito se voce poder me ajudar..obrigado

Unknown disse...

Ola, preciso ser franco, não faço ideia! Primeiro pQ o problema parece realmente estranho e segundo pq não uso softwares da pinecle. Eu trabalho com os softwares da Adobe e the foundry.
A lógica é pensar q o software tem uma incompatibilidade com o hardware, porém eu descartaria isso pq o q faz o software conversar com o hardware é a tecnologia CUDA da nvidia e isso é o mesmo sistema para todas as placas da nvidia.
A primeira coisa que eu faria é entrar em contato com o suporte do software caso ele seja legalizado.
Nós temos um grupo no facebook tb, pode ser q algum usuário tenha alguma ideia de solução.