Tiago, por favor me de um help...tenho uma lampada de vidro...no vray...e tipo no specular cria um contorno preto em alguns pontos..to ficando loco ja pra tentar resolver...vc sabe o q é isso?
Cara, o problema é que tu esta usando o filtro Catmull-Rom, ele força muito o Antialiassing, como resultado tu vai ter esses contornos pretos. Para corrigir isso vc deve ligar o sub-pixel mapping e o Clamp Output, só isso já vai corrigir o problema. Em algumas situações como quando usamos hdri para iluminar a cena, objetos que ficam contra o BG vazio tendem a ficar com a borda muito serrilhada, e isso tb se resolve ligando o Sub-pixel e o Clamp. Mas de um modo geral eu não recomendo usar o Catmull, ele força muito o AA, eu daria preferência para o filtro Area no valor padrão ou o filtro Soften com valores entre 3 e 4, isso já torna desnecessário o uso do Sub-pixel e do Clamp. Tem que se saber que usar o Clamp Output quando se salva o render com imagem 32 bit (exr por ex.) o clamp vai matar a imagem pois não vai permitir que o branco passe de 1 então o range dela vai ser muito curto, como o de uma imagem de 8 bits.
Legal, valeu mesmo...cara, eu sempre usei mental ray, tem algum tutorial bem completo que comenta sobre o geral do vray?
OBS: eu tive alguns problemas com o peso do mental ray, e achei o vray mais leve e simples pra algumas coisas...mas pouco do q eu sabia serve para a lógica do mr...mas é só estudar agora..
Vc pode usar o help online do vray é fantástico: www.spot3d.com E já lhe convido para participar do grupo de estudos da 3dvicio no facebook, assim fica mais fácil para vc tirar dúvidas ;) http://www.facebook.com/groups/3dvicio
5 comentários:
Tiago, por favor me de um help...tenho uma lampada de vidro...no vray...e tipo no specular cria um contorno preto em alguns pontos..to ficando loco ja pra tentar resolver...vc sabe o q é isso?
obrigado mesmo
bandafriks@hotmail.com
ah e tb com o GI off, agora mesmo assim faz um calculo estilo gi, é bug? desculpa as dúvidas, abs
Cara, o problema é que tu esta usando o filtro Catmull-Rom, ele força muito o Antialiassing, como resultado tu vai ter esses contornos pretos. Para corrigir isso vc deve ligar o sub-pixel mapping e o Clamp Output, só isso já vai corrigir o problema.
Em algumas situações como quando usamos hdri para iluminar a cena, objetos que ficam contra o BG vazio tendem a ficar com a borda muito serrilhada, e isso tb se resolve ligando o Sub-pixel e o Clamp.
Mas de um modo geral eu não recomendo usar o Catmull, ele força muito o AA, eu daria preferência para o filtro Area no valor padrão ou o filtro Soften com valores entre 3 e 4, isso já torna desnecessário o uso do Sub-pixel e do Clamp.
Tem que se saber que usar o Clamp Output quando se salva o render com imagem 32 bit (exr por ex.) o clamp vai matar a imagem pois não vai permitir que o branco passe de 1 então o range dela vai ser muito curto, como o de uma imagem de 8 bits.
Legal, valeu mesmo...cara, eu sempre usei mental ray, tem algum tutorial bem completo que comenta sobre o geral do vray?
OBS: eu tive alguns problemas com o peso do mental ray, e achei o vray mais leve e simples pra algumas coisas...mas pouco do q eu sabia serve para a lógica do mr...mas é só estudar agora..
Valeu
Abraços
Vc pode usar o help online do vray é fantástico: www.spot3d.com
E já lhe convido para participar do grupo de estudos da 3dvicio no facebook, assim fica mais fácil para vc tirar dúvidas ;) http://www.facebook.com/groups/3dvicio
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