sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vegetação em 3d

Essa é uma dificuldade que muitas pessoas tem e quando precisam acabam sempre recorrendo as mesmas bibliotecas de modelos. Então vou deixar aqui a dica de softwares específicos para criar vegetações realistas e personalizadas.


O speedtree é uma ferramenta que chama a atenção logo de cara por um único e pequeno detalhe, foi usado para fazer a vegetação do filme Avatar! Creio que só isso já basta para vender o produto, mas vamos lá descrever a ferramenta (hehehehe).
O speedtree oferece 3 apps diferentes: 
For Games: Permite trabalhar plantas procedurais ou ter resultados exatos feitos "a mão". Permite criar plantas realisticas ou estilizadas, ter controle de LOD, acesso a biblioteca de modelos e texturas...
Cinema: Oferece sistemas de modelagem procedural ou manual simples e rápida. Tem uma biblioteca de espécies e permite alterar e customizar texturas. Exporta a geometria em diversos formatos, inclusive as animações através de Point Cache, possui também um sistema incrível de simulação de dinâmica com colisão e quebras que usa o nvidia Physx (vídeos).
Studio: Essa versão é semelhante a Cinema, porém otimizada, não possui a biblioteca completa de modelos, não tem o sistema de "World Building",  geometrias quad...





O onyx tree é uma ferramenta boa para criar plantas mais customizadas ele tem editores de plantas específicos para cada tipo: bamboo, folhosas, coníferas, flores, gramas e palmeiras.
Para conexão com o max existem dois plugins o tree storm, que permite animar as arvores com dinamica de vento, permite criar variações aleatorias da planta, alterar a resolução e os detalhamentos da geometria... E o onyx2max que por enquanto só funciona completamente com a engine de gramas.



O xfrog é um software para modelagem de plantas de forma proceural, permite trabalhar modelos complexos  porem não tem conexão com 3ds Max, apenas com maya e cinema 4d, onde é passivel trabalhar animações complexas como o crescimento de uma arvore a partir da semente.
Como curiosidade ele foi usado no filme Os incríveis da Pixar.



É uma ótima ferramenta que permite a modelagem de plantas complexas com ótimo realismo, permite instanciar modelagens customizadas para serem integradas ao modelo, isso pode ser usado para fazer folhas, frutos, flores...
Tem integração com 3ds Max, sistema de otimização para viewport, distribuição no terreno e varias outroas features interessantes.


É um plugin para o 3ds Max que trabalha com sistema de biblioteca, podendo ser ela do próprio pacote ou customizada, o porém é que ele não possui sistema de modelagem de plantas. O foret pack é um sistema de ditribuição de geometria, tendo recursos avançados para animação, otimização, variação de tonalidades...
O site Max Underground fez um ótimo review dessa ferramenta (acessar link).



O Vue oferece um conjunto de ferramentas completo para a criação e renderização de ambientes naturais excepcionalmente rico em detalhes e realistas, ele possui integração com o 3ds Max, Maya, LightWave, Cinema 4D e Softimage.
Ele não possui um sistema de modelagem de plantas, mas tem um editor de plantas, a diferença é que você não poderá criar uma planta do zero dentro dele, mas as bibliotecas de plantas existente para ele são editáveis.
Porém o vue é um software muito mais completo e não faz apenas plantas, você pode criar terrenos complexos e ultra realistas dentro dele.



O multiscatter não é um plugin para fazer plantas e sim para distribuir geometrias complexas (digamos que muita geometria).
Ele trabalha com V-Ray e com Mental Ray.
Utiliza um sistema de otimização de arquivos para ocupar menos espaço em disco, o que diminiu o tempo que o arquivo leva para ser carregado consequentemente acelera o processo.
A característica mais interessante do MultiScatter é a geração rápida de uma matriz de objetos direita antes da renderização. Outro destaque é a capacidade do MultiScatter fazer upload e download a partir da memória do VRayProxy se for necessário. Isto permite a utilização de modelos poligonais complexos, sem perder produtividade e capacidade da memória RAM.


2 comentários:

Gustavo Baraldi disse...

Muito legal esse post. Parabéns pelo blog, sempre passo por aqui para ver as novidades.

Abraços

Anônimo disse...

Boa noite! Fiquei um tempo sem acompanhar as atualizações de softwares para renderização e estou meio desatualizado no assunto... o V-ray ainda é o melhor renderizador para ser utilizado com o rhino? Eu vi qua a empresa que o fazia foi vendida certo?

Outra coisa, estou precisando comprar um notebook... o uso seria em ordem do mais importante pro menos:

1. Softwares 3D (Catia, Rhino, Alias, SolidEdge, Revit, IcemSurf etc)
2. Renderização (provavelmente com o V-ray)
3. Assistir filmes em HD
4. Alguns jogos como COD e pes.

Voce acha que eu devo investir em um notebook com um quadro ou esse do link q estou mandando será mais util para mim? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198142614-notebook-hp-dv6t-6000-i7-208750rw156cam1gbnovo-_JM
Eu gostaria que a renderizção com o v-ray fosse mais rapida e para isso nao sei se é necessario uma quadro.

Att, Igor Bomtempo

Postar um comentário