terça-feira, 25 de maio de 2010

Mari - Novo software de texturização da Weta Digital

Mari é um sistema de pintura de texturas desenvolvido pela Weta Digital  em parceria com a  The Foundry. Essa parceria entre os dois já é antiga e um dos resultados dessa parceria já nos trouxe o Nuke.
O Mari permite texturizar diretamente sobre objeto 3D complexos com uma capacidade de processamento incrível e usando GPU, o que lhe permite trabalhar com texturas realmente pesadas, e não só com uma textura pesada, mas com muitas texturas, inclusive com texturas animadas e em alta.
Esse software começou a ser desenvolvido logo após o filme King-Kong, onde a Weta teve muitos problemas para texturização. E quando começaram os trabalhos em Avatar eles decidiram não enfrentar esses problemas novamente, foi ai que nasceu o Mari.


O Mari tem também um sistema de iluminação com 4 luzes de posição e també Ambient Occlusion. Existe ainda um modulo de iluminação ambiente que usa mapas de HDRI.
No momento o Mari ainda não dispõem de uma variedade de shaders como um SSS. Mas ele usa um sistema expancivel com shaders GLSL, porntato novos shader podem ser adicionados facilmente ao programa.



Links relacionados:
http://features.cgsociety.org/story_custom.php?story_id=5670
http://www.thefoundry.co.uk/pkg_overview.aspx?ui=3366FFA1-E59B-4772-9BB3-94F496491576
http://www.wetafx.co.nz/




2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde!

Sabe se existe algum curso em SP e também como posso adquirir uma cópia para poder estudar?

Abraço,
Julio (kramer_jc@yahoo.com.br)

Unknown disse...

Olá Julio, vc pode baixar o Mari versão trial no site da the foundry http://www.thefoundry.co.uk/products/mari/

Quanto a cursos em SP infelizmente eu não conheço nenhum, e creio que nem tenha! O Mari é um software muito novo e ainda esta ganhando espaço no mercado, e tb é um software muito específico, pois ele só faz texturização para grandes formatos, por isso ele esta sendo muito usado no mercado cinematografico, isso faz com que o nosso uso na publicidade (mercado de massa da CG no Brasil) seja um tanto obsoleto, nesse caso o pessoal prefere investir no zbrush, pq além de texturizar ele modela.

Mas para aprender o Mari, se vc tiver empenho, vc pode aprender sozinho traquilamente, no canal da the foundry no youtube e no vimeo tem diversas video aulas que são suficientes para vc aprender a usar o programa, eu aprendi a usar no nuke recentemente dessa forma ;)

http://www.youtube.com/user/TheFoundryChannel

https://vimeo.com/thefoundry

Postar um comentário