domingo, 18 de abril de 2010

Sincronização de Arquivos

Olá pessoal, recentemente andei tendo alguns problemas com relação a esse assunto.
O primeiro problema foi que inocente-mente (para não dizer que foi estúpido) eu estava trabalhando no roteiro e story board do meu curta, e vários arquivos originais estavam salvos apenas em meu pen drive... resultado, deu problema no meu pen drive e vários arquivos foram corrompidos, agora adivinhem quais desses arquivos se perderam?
Exato, justamente os que eu não tinha backup. Nesse quesito eu sou um tanto desligado e as vz esqueço de fazer backup, então fui atraz de algo que resolvesse esse problema para mim.
Paralelo a isso eu tenho outra necessidade, eu trabalho com 3d em meu pc e no notebook ao mesmo tempo, enquanto eu faço uma simulação em uma das máquinas (por ex.) em outra estou adiantando uma animação. Mas para trabalhar em 2 máquinas e sem usar um servidor de arquivos, temos a necessidade de que tudo que existe em uma máquina exista na outra tb, principalmente quando se for renderizar em rede.

Então encontrei um programinha simples pra caramba, o freefilesync, e o melhor de tudo é grátis.
Esse programa faz sincronização de arquivos, ele compara arquivos em pastas selecionadas e copia de um lado para o outro o que for preciso e de maneira automática. Ele faz isso de 2 maneiras, ou analizando a similaridade de arquivos ou por data e hora de criação (essa opção é mais funcional depois de já ter sido feita uma sincronia inicial).


Outra grande vantagem desse programa é que ele esta totalmente em português. Outra ferramenta legal é o sincronismo em tempo real, depois de fazer a primeira sincronização é só ligar o RealtimeSync, indicar as pastas e pronto, o programa automaticamente atualiza os 2 lados.

Bom essa é a minha dica de hoje.


*A propósito, depois de muito sofrimento eu consegui recuperar 90% dos meus arquivos corrompidos, graças e esse outro incrível programa Data Doctor Recovery Pen Drive da Recoverdata, mas infelizmente esse não é de graça, e você só consegue salvar os arquivos registrando o programa (serial) que custa R$ 83,00 e pode ser comprado nesse link ou ...

0 comentários:

Postar um comentário