quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como compor imagens estereoscopicas no After Effects

E ai pessoal blz, eu estou disponibilizando para Download um Template do After Effects que eu fiz para compor imagens estereoscopicas. O template oferece duas opções, gerar um video anaglifo ou um video lado-a-lado que serve para ser postado no youtube usando o seu novo recurso de videos 3d.
Link para baixar o template


Uma coisa estranha que me deparei, é que quando enviei um video em WMV o video ficou errado no youtube. Mas quando enviei em AVI ficou tudo certo, o mesmo vídeo apenas em formatos de arquivo diferente (vai entender).
Então deixo tb mais essa dica, exportem os vídeos em AVI e para ficar pequeno usem o DIVx que é muito bom, segue um print de uma configuração boa:

Para o efeito ser ativado no youtube, deve-se inserir a seguinte TAG no campo de palavras chave: yt3d:enable=true 

Outras TAGS podem ser usadas como por exemplo para corrigir o aspecto do vídeo yt3d:aspect=16:9 
Ou para corrigir o frame rate yt3d:framerate=30 


*Obs: Infelizmente o recurso de vídeos 3d só funciona no próprio youtube, clique sobre o vídeo para ser redirecionado para o vídeo no youtube

Material complementar:
A Autodesk produziu um ótimo material explicando como usar corretamente o efeito de estereoscopia. Essas regras valem tanto para o uso em softwares 3d como para se usar com câmeras de vídeo ou fotográficas. http://images.autodesk.com/adsk/files/stereoscopic_whitepaper_final08.pdf


0 comentários:

Postar um comentário