terça-feira, 24 de maio de 2011

Física do Balanço e Deslocamento de Peso na Animação


Alejandro L. Garcia montou um material fantástico explicando como deve-se trabalhar com física de balanço de objetos ou personagens, ou seja entender como usar corretamente o centro de gravidade para se resultados mais corretos e convincentes em suas animações. Bem como trabalhar o deslocamento de peso.
Para ficar mais fácil de entender do que se trata, eu peguei dois vídeos para servirem de exemplo ilustrativo, embora o material do Alejandro esteja mais do que bem explicado e ilustrado.

Física do Balanço:

Deslocamento de Peso:


sábado, 14 de maio de 2011

Como usar o Substances no 3ds Max e Maya


No site área da Autodesk tem 3 ótimas vídeo aulas produzidas por Gary Davis mostrando como usar o Substance no 3ds Max.
Part 1: Introduction to Material Creation with Multiple Maps
Part 2: Using Substances to Generate Multiple Maps
Part 3: Tips on How to Better Work with Substances (Gary Davis)


Para quem ainda não conhece o Substance, aqui vai um ótimo vídeo de apresentação do Substance no 3Ds Max:



E esse é do Substance no Maya:



No site da Allegorithmic tem muitos outros tutoriais, tanto pra max quanto pra maya:

quarta-feira, 11 de maio de 2011

L3Deformer para Maya


É impressionante a qualidade dos resultados dessa ferramente, e a menos que nos vídeos de demonstração estivessem usando uma "senhora" placa de vídeo, ela também é muito rápida!
Outra coisa que me chamou a atenção é que as deformações apresentam um ótimo resultado com um número não tão elevado de poligonos, como as ferramentas tradicionais, ou seja ela consegue trabalhar de forma mais inteligênte para otimizar o número de poligonos gastos para uma deformação.

Collision Deformer

Texture Deformer

L3 Teaser 2 (Maya 2011, 2012)