terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Thomas Suurland - 3D Artist / (blueprints de brinde)

Thomas Suurland é um artistas 3d especializado em veículos, é um dos melhores da área, seus trabalhos são de um realismo incrível. Vale a pena conhecer o seu portfólio.
No seu site ele disponibilizou uma infinidade de blueprints e tutoriais sobre o assunto.

Portfolio
Blueprints e tutoriais

The Lady and the Reaper


The Lady And The Reaper, é uma animação espanhola que foi nomeada ao Oscar, na categoria curta-metragem animado.
A história é sobre uma senhora idosa que está prestes a morrer, e no seu último suspiro participa da luta entre o Grim Reaper, o mensageiro da morte e seu famoso médico. O curta é fabuloso e rende boas risadas.

Site Oficial
Blog do projeto onde pode ser visto várias etapas do andamento do curta




sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Workshop de Modelagem de Personagens 3D

Creative Commons - Saiba como protejer legalmente seus trabalhos sem custo

O Creative Commons lhe ajuda a licenciar e publicar sua obra na web, enquanto informa aos demais usuários o que eles podem e o que não podem fazer com a sua obra. Quando você escolhe uma licença, é fornecido ferramentas e tutoriais para que você possa inserir as informações no seu site ou em um dos muitos repositórios gratuitos que usam Creative Commons.

Ver uma explicação sobre todas as licenças.

http://creativecommons.org/international/br/



Atualizações para o 3Ds Max 2011

Creio que a maioria já ouviu falar do projeto Excalibur da autodesk, para quem não ouviu, é um projeto de reestruturação do 3Ds Max e que foi dividido em 3 etapas, a primeira veio no max 2010 e encerra no 2012.
Aqui vai 3 vídeos com algumas novidades do max 2011.



Soft Selection Manipulate (permite controlar o nível de suavisamento da seleção direto na viewport)

Render Surface + Viewport canvas (Editar e pintar texturas direto na viewport)

ObjectPaint (distribuir objetos pintando sobre as superfícies)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como compor imagens estereoscopicas no After Effects

E ai pessoal blz, eu estou disponibilizando para Download um Template do After Effects que eu fiz para compor imagens estereoscopicas. O template oferece duas opções, gerar um video anaglifo ou um video lado-a-lado que serve para ser postado no youtube usando o seu novo recurso de videos 3d.
Link para baixar o template


Uma coisa estranha que me deparei, é que quando enviei um video em WMV o video ficou errado no youtube. Mas quando enviei em AVI ficou tudo certo, o mesmo vídeo apenas em formatos de arquivo diferente (vai entender).
Então deixo tb mais essa dica, exportem os vídeos em AVI e para ficar pequeno usem o DIVx que é muito bom, segue um print de uma configuração boa:

Para o efeito ser ativado no youtube, deve-se inserir a seguinte TAG no campo de palavras chave: yt3d:enable=true 

Outras TAGS podem ser usadas como por exemplo para corrigir o aspecto do vídeo yt3d:aspect=16:9 
Ou para corrigir o frame rate yt3d:framerate=30 


*Obs: Infelizmente o recurso de vídeos 3d só funciona no próprio youtube, clique sobre o vídeo para ser redirecionado para o vídeo no youtube

Material complementar:
A Autodesk produziu um ótimo material explicando como usar corretamente o efeito de estereoscopia. Essas regras valem tanto para o uso em softwares 3d como para se usar com câmeras de vídeo ou fotográficas. http://images.autodesk.com/adsk/files/stereoscopic_whitepaper_final08.pdf


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Camera 3D em Full HD da Panasonic

Essa é uma das primeiras câmeras full hd 3D a chegar ao mercado e também uma das mais baratas. Essa câmera tem um sistema avançado de lentes duplas que permite inclusive controlar a convergência das lentes.
As informações da câmera podem ser vistas no link abaixo:
Site oficial
http://pro-av.panasonic.net/en/3d/3dcamera/index.html

Release
https://eww.pavc.panasonic.co.jp/pro-av/sales_o/news_info/news100106/100106.html

Catalogo
https://eww.pavc.panasonic.co.jp/pro-av/sales_o/broch_pdf/FULLHD3D_English.pdf



Eles também já disponibilizaram no mercado o pacote de TV, blue ray e óculos 3d:
http://panasonic.net/avc/viera/3d/
http://panasonic.net/avc/viera/3d/technology/index.html


The Secret - James Cameron Stereoscopic 3D camera

Esse é o grande segredo da qualidade do efeito de estereoscopia do filme Avatar, esse e toda a equipe da Weta (hehehehe).
Essa camera se chama Pace Fusion 3D Digital Camera é desenvolvida pela Pace (http://www.pacehd.com/). Ela tb esta sendo usada nos EUA pela NBA para as primeiras transmições 3d ao vivo (materia já postada aqui no blog).
O proximo grande título a ser lançado e que esta usando as cameras da pace é o Tron 2, mas pode-se dizer que praticamente todos os filmes dessa nova geração usaram cameras 3d da pace (só pra lembrar a pace fusion foi feita para o Avatar, então ele foi o primeiro filme a usar essa camera, e creio que ela aina não esta a venda, ainda não encontrei informações sobre o assunto)




Links relacionados:
http://www.surrealaward.com/avatar/3ddigital04.shtml
http://www.pacehd.com/

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

The Secret of Kells - Oscar 2010


A animação The Secret of Kells, co-produzida pela Lightstar Studios, estúdio brasileiro na qual faz parte do grupo a ArtAcademia (Academia de Animação), foi indicada na categoria Animação do Oscar 2010.

Parabéns aos profissionais que atuaram nesse filme, é uma grande satisfação sabermos que o Brasil vem trilhando um caminho de muita maestria no mercado internacional.

Para mais informações sobre o filme acesse o link relacionado.




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CityEngine + Unreal Engine

O CityEngine é um software fantástico que cria cidades inteiras de forma totalmente procedural, ou seja de modo aleatório e sem repetições!
O software tem recursos avançadissimos e é muito inteligente, quanto a sua utilização... bom ele não é tão simples, requer um bom estudo, mas compensa e muito pelos resultados.



A grande novidade agora é a integração do CityEngine com a famosa engine de games da Unreal, segue o link para um making of de um trabalho realisado com esse casamento fantástico.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Minhocas no Jornal da Globo

E ai pessoal saiu ontem a noite uma reportagem feita para o quadro Conecte do Jornal da Globo sobre o filme Minhocas, espero que gostem :D




Vale fazer apenas uma errata sobre a reportagem, eles falaram que o filme esta sendo feito em Full HD, na verdade o filme esta sendo feito em 4k e finalizado em 2k.
Para entender o Full HD tem uma resolução de 1920x1080 pixels, o 4k = 4096×2160 pixels e o 2k = 2048 x 1080 pixels

Web + 3d = COOL $$$

Cada vez mais esta se usando recursos de 3d para desenvolvimento de sites, seja um uso mais acanhado como para ilustrações, seja para fazer o site inteiro ou mais ainda, que tal navegar em um site tridimencional?
As tecnologias estão ai a questão é como usá-las e usá-las bem, é nessa hora que entra o diferencial artístico.
Em Caxias do Sul - RS tem um pessoal irado que faz misérias na área de web, ganhando vários destaques com seus trabalhos mundo a fora. Ai vai uma amostra do trabalho dos caras.

http://ezoom.com.br
http://ezoom.com.br/theblog/